Segunda-Feira 13/10/2025 23:14

MS vai se tornar o maior produtor de celulose do país a partir de 2017

Brasil - Agronegócio - Investimento

Foto: Nolli Corrêa.

Os investimentos previstos no setor de florestas em Mato Grosso do Sul vão tornar o Estado o primeiro do ranking nacional de produção de celulose já a partir de 2017. Essa projeção foi reforçada por Beatriz Milliet, diretora de Relações Governamentais e Institucionais da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) na palestra “Panorama da Indústria de Árvore Plantada”, ministrada na noite desta segunda-feira (15) no seminário “Panorama do Setor Florestal Mundial, Brasileiro e Sul-Mato-Grossense”.

“Nós vemos o Mato Grosso do Sul com uma vocação muito forte para o eucalipto, pois tem condições geográficas e climáticas favoráveis, além de políticas para atração de investimentos do setor que nos levam a essa projeção realista de que o Estado já será, a partir do próximo ano, o maior produtor de celulose no país. Além disso, até o ano de 2020, Mato Grosso do Sul vai atrair 64% de todo o investimento privado previsto pelo setor no Brasil, o que demonstra e referenda essa vocação para florestas plantadas”, afirmou Beatriz Milliet.

O seminário foi aberto pelo governador Reinaldo Azambuja, que falou sobre as propostas do governo do Estado para solucionar os gargalos logísticos e tornar Mato Grosso do Sul mais competitivo. Uma das frentes é a negociação para a retomada da ferrovia. “Com ela vamos ganhar potencial e teremos mais competitividade. A perenização da Hidrovia Paraná-Tietê também é um avanço logístico para o setor florestal do Estado”, disse.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, ministrou a palestra “Cluster Florestal Sustentável” e apresentou os dados regionais das florestas plantadas, bem como as ações do governo do Estado, realizadas por meio da Semade e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para o crescimento do setor. “A celulose já está consolidada no Estado. Temos os principais players mundiais, Fibria e Eldorado, com investimentos de R$ 15 bilhões na ampliação de suas unidades em Três Lagoas. Além disso, temos uma área planta de eucalipto já próxima de 1 milhão de hectares. Já captamos investimentos no setor de móveis, biomassa e agora trabalhamos para atrair outros empreendimentos que utilizem essas florestas plantadas”, comentou.

O evento foi realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), em parceria com a Fiems, Ibá, Reflore-MS, Sinpacems e Famasul.

Panorama do setor

Mato Grosso do Sul conta atualmente com 920 mil hectares de plantação de eucalipto. A projeção da Reflore-MS e Famasul é de que o Estado chegue a 1 milhão de hectares até o fim do ano – nos últimos 10 anos o crescimento médio da área plantada de florestas em Mato Grosso do Sul foi de 22%, segundo o Ibá. Com esse patamar de produção, segundo a diretora do Ibá, Beatriz Milliet, “os investimentos previstos para o Mato Grosso do Sul permitirão ao Brasil se manter como 2° maior produtor mundial de celulose em 2017. Além disso, a participação nas exportações do setor mais que dobrará a partir de 2018, de 16,5% para 35%”.

De acordo com o Engenheiro Florestal Moacir Reis, diretor da Reflore-MS, apesar do crescimento do plantio, a estrutura dos municípios que abrigam o setor, como Três Lagoas e região, não têm suportado a demanda. E para dar continuidade ao desenvolvimento do mercado, é preciso investimentos. “A duplicação da BR-262 é essencial, a colheita precisa chegar até a fábrica”, apontou.

Em sua palestra, o secretário Jaime Verruck apontou que Mato Grosso do Sul atualmente é o segundo Estado do país em área de eucalipto. “A área plantada cresceu de 47% nos últimos 3 anos. Temos uma produtividade média de 39 metros cúbicos por hectare e 500 mil hectares de florestas certificadas . Para o ano que vem, a previsão é de que, além da ampliação do eucalipto, nós tenhamos 12 mil hectares de pinus e 30 mil hectares de seringueira”, informou.

O titular da Semade ressaltou também a importância da biomassa para o setor de florestas. “Temos hoje 13 projetos de termoelétrica de biomassa e eucalipto e uma usina já em implantação em Mato Grosso do Sul. No ranking nacional, o Estado é o 3º, com 10,1% da capacidade total do Brasil”, afirmou. “O futuro já está definido para o Estado. Temos de focar em parcerias público-privadas e aproveitar o conjunto de fatores favoráveis que dispomos, como o clima, mecanização, hidrografia e legislação”, finalizou.

Clique nos links abaixo para fazer download das apresentações do secretário Jaime Verruck e da diretora do Ibá, Beatriz Milliet.

Notícias MS

Produtor, Celulose,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens