Terça-Feira 14/10/2025 04:47

Assistência técnica do Senar/MS proporciona aumento na produção de peixes

Estado - Geral - Piscicultura

Foto:Divulgação

Com uma produção anual de 5,6 mil toneladas de peixe, confirmada pelos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Plano Agrícola Municipal de 2013, Mato Grosso do Sul enfrenta o desafio de aumentar o rendimento composto principalmente por confinamento de espécies como Tilápia, Pintado e Pacu.

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural está preparado para preencher a lacuna de assistência técnica existente no setor e oferece desde 2014 o programa ATeG Piscicultura com objetivo de fomentar o aumento da produção, melhorar o processo de gestão do sistema produtivo e consequentemente fortalecer a cadeia de peixes produzidos em confinamento.

Um dos municípios que está se destacando no atendimento de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial é Laguna Carapã, distante 283 quilômetros da capital sul-mato-grossense e que iniciou no mês de junho, orientação técnica para 18 produtores da região. No total, o programa está presente em sete municípios do Estado e presta atendimento para 44 famílias.

Raio-X da atividade – O técnico responsável por atender o grupo de Laguna é André Luiz Nunes que destaca o perfil dos produtores e qual foi o diagnóstico inicial obtido entre os assistidos. “O grupo que atendemos pode ser dividido em profissionais, com uma produção média de 25 toneladas de peixe por hectare em lâmina de água e os não profissionais, enquadrados na agricultura familiar e que utilizam a piscicultura como forma de complementar a renda familiar”, avalia o zootecnista.

Nunes observa que o funcionamento do ATeG Piscicultura apesar de recente, já identificou alguns problemas que diminuem o lucro da atividade em algumas famílias. “Diferente dos produtores que já estabeleceram uma produção intensiva e tecnificada existe uma parcela do grupo que ainda enfrenta dificuldade para desenvolver a atividade. No entanto, testemunhamos que estão animados para aprimorar os conhecimentos sobre manejo”, acrescenta.

Edemar de Souza é proprietário de uma área com 12 tanques escavados e há três anos se dedica a produção de peixe confinado. Ele conta que utiliza cinco reservatórios para engorda, dos quais obtém uma produção mensal de aproximadamente seis toneladas. “Acredito no crescimento da atividade, mas, nós produtores enfrentamos alguns gargalos como preço dos insumos e o valor pago pela indústria. No entanto, estamos satisfeitos com o atendimento do Senar/MS e acredito que devemos estar sempre dispostos a aprender e atualizar nossos conhecimentos”, destaca.

Para o policial militar Antônio Vieira da Silva, dono de uma chácara no município, a assistência técnica está contribuindo para o aumento da produção, aproveitando o melhor do espaço existente no local. “O técnico me mostrou que ainda tenho muito que aprender sobre manejo e estou animado com as orientações recebidas. Atualmente tenho três tanques e crio espécies como Pacu, Pintado e Patinga (híbrido de Pacu e Pirapitinga da Amazônia) por sua precocidade e demanda no mercado”, argumenta.

O coordenador do programa ATeG Piscicultura, Pedro Bigaton salienta que os interessados em participar do programa podem procurar o sindicato rural de sua região, que evidencia a demanda e atua na mobilização das turmas. “Atualmente temos produtores em Campo Grande, Jaraguari, Dourados, Ponta Porã e Laguna Carapã totalizando 75 famílias. Nossa meta em 2016 é de quase dobrar os produtores a serem atendidos, visto que iniciamos o ano com 44 famílias e devemos encerrar o período com 80”, conclui.

Segundo o presidente do sindicato rural, João Firmino Neto, os produtores de peixe aprovaram a assistência e comenta que já existe uma lista de espera para aderir ao programa. “O trabalho aqui está bem encaminhado e os participantes estão gostando muito. Tanto que temos mais pessoas interessadas em fazer parte do ATeG Piscicultura, uma iniciativa que com certeza irá consolidar a produção de peixe em confinamento na região”, finaliza.

Famasul/RMC

Assistência Técnica, Produção de Peixes, Proporção

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens