Sábado 11/10/2025 14:34

Mulheres dominam equipe de luta olímpica do Brasil

Brasil - Esporte - Luta

Foto: Divulgação 

Se ao ouvir falar em luta olímpica você pensa em homens fortes e grandes, mude os seus conceitos. Pelo menos na equipe brasileira da Rio 2016, quem domina são as mulheres. Dos cinco integrantes do time, quatro são da equipe da luta livre (formada por mulheres) e um é da equipe de luta greco-romana (formada por homens).

Há menos de uma semana da estreia nos Jogos Olímpicos, Aline Silva (categoria até 75 kg), Gilda Oliveira (até 69 kg), Laís Nunes (até 63 kg) e Joyce Silva (até 58 kg) não escondem o orgulho de quebrar o recorde da participação feminina no esporte no país, mas afirmam que ainda têm que enfrentar o preconceito de quem não conhece o esporte

“É um preconceito bem sutil. São coisas que se você não estiver instruído, talvez nem perceba. Se eu estou muito arrumada, o pessoal nem acredita que sou da luta. Essas coisas têm acontecido no dia a dia e isso me anima mais a ser feminina, mostrar que uma coisa não interfere na outra. É pra quebrar o estereótipo e mostrar que o gênero não tem nada a ver com o que você faz”, diz Aline.

Aline, que tem uma medalha de prata e uma de bronze em Jogos Pan-Americanos e um vice-campeonato mundial, defende que o domínio feminino da modalidade no Brasil é uma mostra de que a discriminação de gênero não faz mais sentido. “No momento em que a Olimpíada é o foco de atenção de todo mundo e a gente vê muitas mulheres brilhando, essa é a prova que lugar de mulher é competindo. Mulherada da luta olímpica tem representado muito bem e trazendo bons resultados para o Brasil”.

Gilda também concorda que o número de mulheres na equipe é uma conquista. “É um feito até pelo fato de o esporte não ser tradicional no Brasil e chegamos às Olimpíadas. Espero que cada vez mais mulheres participem da nossa luta”, conta.

Caçula do time, Laís é categórica ao afirmar que a conquista quebra barreiras. “A mulher pode ser o que ela quiser. Eu acho que hoje em dia isso já foi quebrado bastante. Independente do lugar em que estamos, nós vamos conseguimos fazer isso”, declara.

Entre tantas mulheres, o único representante do time é o armênio naturalizado brasileiro Eduard Soghomonyan. Ele não se importa de estar cercado de mulheres. “Acho ótimo que o esporte brasileiro tenha essa evolução. E gosto de treinar com elas”, afirma. Ele destaca que, em termos de esporte, o país está muito à frente de sua terra natal. “Na Armênia, nenhuma mulher treinava. Lá é muito mais atrasado do que aqui em termos de machismo”, atesta.

As competições de luta olímpica ocorrerão entre os dias 14 e 21 de agosto, na Arena Carioca 2, localizada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.

Agência Brasil /PH

Rio 2016 luta olímpica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens