Sábado 11/10/2025 12:51

Sarah Menezes e Felipe Kitadai lutam para defender medalhas no judô

Brasil - Esporte - Olimpíadas

Foto:Divulgação

Depois de tanto tempo de espera, finalmente os torcedores finalmente vão pode acompanhar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Para os brasileiros, boa parte das expectativas das competições deste sábado (6) estão nos judocas Sarah Menezes (ouro nas últimas Olimpíadas) e Felipe Kitadai (bronze em Londres). Eles entram no tatame para defender as medalhas da última edição a partir das 10h.
 
Sarah, que está classificada para as oitavas de final da categoria até 48 quilos e espera a vencedora do duelo entre a romena Mônica Ungureanu e a belga Charline Van Snick, aponta que não está preocupada com a pressão, mesmo afirmando que sabe que é lutadora a ser batida. “A diferença entre 2012 e 2016 é o título. Antes eu era uma atleta como todas outras. Agora eu sou a ser batida. Mas eu sou tranquila neste aspecto. Deixo a pressão para vocês”, aponta.
 
Outro ponto que poderia atrapalhar outros atletas, mas Sarah considera como ponto positivo é em relação à torcida. Nunca na carreira ela vai lutar diante de tantos brasileiros. “Os resultados que eu tive dentro do Brasil em competições sempre foram muito positivos. Então para mim, pessoalmente, é positivo. A minhã mãe, pai, irmão, amigos de clube, veio muita gente me ver. A torcida vai ajudar, a gente fica mais forte quando está lutando em casa”, diz.
 
Na semana anterior à luta, ela teve um desafio: manter o peso. Para conseguir ficar com menos de 48 quilos, ela encarou um dia inteiro de jejum. Como ela afirmou na quinta-feira (4), em coletiva concedida na Vila dos Atletas, teve que ficar sem comer e beber nada. “Até a pesagem [que ocorreu na última sexta], fico quietinha, até sem falar muita coisa”, conta.
 
Kitadai, que também espera repetir os bons resultados, das últimas Olimpíadas, também acredita que a torcida brasileira vai ajudá-lo nas competições. “A torcida só tem o que acrescentar quando lutamos em casa. Quando a gente está sem força, é empurrado. Vai ser um fator positivo”, diz. A torcida faz ele sonhar até com o ouro: “Hoje a gente tem certeza que a gente pode chegar ao lugar mais alto do pódio. Eu estou mais seguro de mim mesmo”.
 
Como principais adversários dentro da categoria até 60 quilos, Kitadai listou três campeões: “Os principais são o japonês [Naohisa Takato], campeão mundial de 2013, o do Cazaquistão [Yeldos Smetov], campeão mundial de 2015); e o do Azerbaijão [Orkhan Safarov], campeão mundial masters. São os mais cotados para medalhas”, reconheceu.
 
Assim como Sarah, Kitadai também espera a definição do adversário. Ele enfrenta o vencedor entre Simon Yacoub (Palestina) ou Walide Khyar (França) na segunda fase. Antes da competição, ele teve que encarar um desafio: se recuperar de uma lesão no ombro. “Estou recuperado. Pouca gente acreditava que eu ia voltar de uma lesão daquelas em 40 dias. Mas foi um momento de superação e eu estou 100%. Meu ombro está zero”, disse.
 
Se Sarah e Felipe repetirem o bom desempenho de Londres, o Brasil pode novamente ter o gosto de, assim como no primeiro dia das competições dos últimos jogos, chegar a ficar em primeiro no quadro de medalhas. Sarah diz que vai lutar por isso: “Vamos trabalhar para deixar a seleção na ponta do quadro de medalhas por alguns momentos”. Kitadai completa: “Não tem como prever quantas medalhas vamos ganhar, mas vamos lutar com garra”. 

EBC/RMC

Medalhas no Judô, Competições, Adversários

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens