Terça-Feira 14/10/2025 02:39

Agepen, Anatel e operadoras de telefonia discutem soluções de bloqueio dos celulares em presídios do MS

Estado - Segurança Pública - Estudos Técnicos

Foto: Divulgação

O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, deve se reunir no dia 23 deste mês, com o especialista em regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Paulo Carneiro Lopes, e com representantes técnicos das operadoras de telefonia móvel para discutir e juntar informações necessárias à realização de estudos técnicos sobre a efetivação do bloqueio de sinais de radiocomunicação em presídios do estado.

A reunião, que já havia sido convocada, está mantida mesmo diante da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, após análise de ação apresentada pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel), considerou inconstitucional a Lei Estadual nº 4.650, a qual obrigava operadoras de telefonia celular a instalarem equipamentos para bloqueio do sinal nos estabelecimentos prisionais do Mato Grosso do Sul.

No mês de novembro passado, o relator do processo, ministro Edson Fachin, havia negado a liminar e mantido a lei e manteve sua avaliação no relatório, mas foi voto vencido no julgamento realizado nessa quarta-feira (3). Por oito votos a três, o plenário do STF entendeu que somente a União pode legislar sobre telecomunicações. Além do Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Santa Catarina tinham leis semelhantes, que foram consideradas inconstitucionais.

O ministro Luiz Edson Fachin, relator do processo do MS, que deu parecer favorável à manutenção da lei estadual, sustentou a tese de que o Estado não legislava sobre telecomunicações, mas sim criava regra sobre segurança pública, que “é interesse nacional e se sobrepuja ao interesse individual de usar o celular”.

O diretor-presidente da Agepen concorda que coibir o uso de celulares em presídios é mesmo uma questão de segurança pública e destaca que, independentemente de determinação legal, é necessária uma busca conjunta para a solução do problema, que acaba por atingir a sociedade como um todo. “A Anatel e as operadores de telefonia celular precisam contribuir com conhecimento e tecnologia para que consigamos bloquear efetivamente as comunicações via celular nos nossos estabelecimentos prisionais, por isso realizaremos esta reunião”, ressalta.

Conforme Stropa, a União tem que se preocupar com esse assunto e, para que isso aconteça, a Agepen enviou ofício ao Ministro da Justiça solicitando que se edite legislação nacional que solucione o problema presente em unidades prisionais de todo o país.

Notícias MS

Agepen, Anatel, Bloqueio, Celulares, Presídios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens