Quinta-Feira 16/10/2025 02:27

7 histórias bizarras de Pokémon Go que aconteceram no Brasil

Brasil - Social - Jogo Polêmico

Foto: Divulgação 

A tensão aumentou por semanas enquanto a data de lançamento de Pokémon Go no Brasil continuava a ser adiada - os atletas olímpicos reclamaram, um grupo de hackers invadiu perfis do fundador do jogo e dedicou o ataque ao Brasil e a internet não aguentava mais de expectativa.

Mas a espera valeu a pena e os brasileiros não perderam tempo. Em menos de 24h, o jogo já colocou "ratos" no Congresso Nacional, facilitou assaltos, causou um atropelamento e até levou uma galera a cair num rio.

Vamos combinar: na terra dos memes, não podia ser diferente. Olha só o que já rolou por aqui:

1. Pokémons na Cracolândia

Além dos pokémons em si, o jogador de Pokémon Go encontra pelo caminho os pokestops - pontos onde há pokebolas e outros bônus do jogo.

Mas o que a Nintendo não imaginava é que, em São Paulo, dois desses pontos fossem ficar exatamente na Cracolândia, próximo de onde há uma grande concentração de usuários de crack - na alameda Dino Bueno entre a rua Helvétia e a alameda Glete -, uma região que pode ser perigosa até durante o dia.

Ali perto, também há três ginásios, onde você pode disputar com seus pokémons e subir de nível no jogo: um fica na entrada do Bom Retiro, o outro, no Arco Lombroso, e um terceiro fica na praça Princesa Isabel, na estátua do Duque de Caxias.

2. O Bubbassalto

Depois de tanto tempo de expectativa para a piada do "bubbassalto", ela finalmente se tornou realidade em terreno nacional.

Na cidade de Vila Velha (ES), um adolescente de 14 anos estava jogando com um amigo na quarta-feira a noite quando teve que entregar seu iPhone para um ladrão armado. O amigo conseguiu fugir... Pelo menos não foi encrenca em dobro!

3. Deserto Olímpico

Assim que chegaram à Vila Olímpica, os atletas dos Jogos do Rio já reclamaram da falta de Pokémon Go no Brasil - já mostrando que, como todo vício, o jogo causa crise de abstinência.

Agora, enquanto a internet brasileira comemora, eles ainda não estão 100% satisfeitos. O neozelandês Eric Murray, atleta de remo, mostrou no Twitter que a Vila Olímpica é um deserto em termos de Pokestops e Ginásios.

4. Ratos no Congresso

As paredes do Congresso Nacional não foram o suficiente para conter a onda do Pokémon Go. Um dos repórteres da rádio BandNews encontrou um Rattata dentro do Senado, durante nada menos que uma sessão da Comissão do Impeachment.

Parece ser uma infestação, porque ali perto, na Câmara dos Deputados, outro Rattata apareceu enquanto durante uma reunião sobre um projeto de lei contra a corrupção.

É bom lembrar que o algoritmo do jogo geralmente se adapta ao mapa: coloca pokemóns aquáticos perto de lagos e fontes, terrestres em parques e - coincidência ou não - roedores em Brasília.

Ver imagem no Twitter
[Ver imagem no Twitter]

 Seguir
George Marques @GeorgMarques

Pokemon-rato, o ratata, aparece em comissão especial enquanto Sergio Moro fala. #pokemongo

09: 30 - 4 ago 2016 · Câmara dos Deputados - Anexo II, Brazil

 
 989989 Retweets
 
 1.0561.056 favoritos

5. Se for dirigir, não cace pokémons 

Antes de dar (mais) problemas, o Detran do Rio de Janeiro já bolou uma campanha para pedir que as pessoas prestem atenção no trânsito enquanto caçam pokémons.

Batizado de #PokeSTOP, o esforço começou no Facebook, e tem como objetivo conscientizar os jogadores e evitar acidentes, como o atropelamento do jovem de Curitiba.

A ideia surgiu quando os oficiais do Detran ficaram sabendo de um acidente em Baltimore, nos EUA: um rapaz bateu o carro em uma viatura de polícia enquanto estava jogando Pokémon Go.

6. Operadoras atacadas

O pacote de dados agora é a diferença entre um Pokémon raro e uma pokebola desperdiçada. Os clientes-treinadores se voltaram para o Twitter para implorar melhores planos de 3G que dêem mais suporte ao jogo (e durem o mês inteiro).

Aconteceu tantas vezes que a Vivo teve que criar uma resposta padrão para os gamers, dizendo que vai fazer o possível para "capturar" essa oportunidade.

7. Não jogue Pokémon Go, estude

"O Enem é mais importante que o Pokemon Go - quem captura conhecimento e treina tudo o que aprendeu vence a batalha mais sonhada: passar no #Enem".

Parece brincadeira, mas é real: o Ministério da Educação aproveitou a popularidade do Pokémon Go para passar essa ~singela~ mensagem aos que prestam Enem esse ano.

E claro, os comentários não deixaram barato: "O Enem te da a oportunidade de conseguir um aplicativo melhor, o Empre GO", diz um deles.

Exame/PH

Dados de Brasil, América Latina, Jogos online, Pokémon Go, Smartphones, Indústria eletroeletrônica, São Paulo, Cidades brasileiras, Metrópoles globais, Tecnologia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens