Terça-Feira 04/11/2025 19:31

Política Nacional de Resíduos Sólidos completa seis anos, CNM analisa cenário

Brasil - Ações Coletivas - Meio Ambiente

Foto: Divulgação 


A lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) completou seis anos nesta terça-feira, 2 de agosto. Por conta disso, o assunto voltou a receber destaque em diversos meios de comunicação, tanto das obrigatoriedades impostas pelo o texto normativo da Lei 12.305/2010, como o do cumprimento na integralidade das medidas. Inclusive, o próprio Senado Federal convocou audiência sobre o tema para conhecer os entraves que impedem o atendimento da legislação nos Municípios brasileiros, mas essa foi cancelada por falta de quórum. 

Desde que a lei foi sancionado, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, alertou para as inviabilidades previstas no texto, inclusive em relação aos prazos para o cumprimento das obrigatoriedades. Apesar de a lei ter representando um significativo avanço, ela não sinalizou de onde sairiam os recursos para o cumprimento das demandas. E é justamente aí que está um dos principais gargalos, segundo mostra a CNM. Somado a dificuldade técnica dos governos municipais e da omissão dos demais envolvidos. 

Um dos grandes destaques da lei a época foi a eliminação de todos os lixões e a implantação de aterros sanitários até 2014. No entanto, isso não é um processo que se realize do dia para a noite, e além de toda uma estrutura física, aos especialistas da entidade municipalista mostraram que a demanda não será cumprida enquanto os governos estaduais e federal não cumprirem com suas responsabilidades e não houver colaboração da sociedade comum todo. Isso está ratificado na publicação da CNM, lançada em 2015, Política Nacional de Resíduos Sólidos – Obrigações dos Entes Federados, do setor empresarial e da sociedade. 

Logo nas primeiras páginas, a publicação mostra que a legislação entrou em vigor obrigando a realização de planos de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, coleta seletiva, compostagem, reciclagem e disposição final em aterros sanitários apenas de rejeitos. Nenhum Município conseguiu cumprir 100% da lei, mas a União e a maioria dos Estados também não cumpriram com as determinações da PNRS. “A lei impõe obrigações para o setor empresarial e para a sociedade civil. É uma política que, para ser efetivada, necessita do engajamento e da participação de todos os brasileiros”, aponta a carta do presidente disposta na cartilha. 

Objetivo
Segundo esclarece a publicação, o principal objetivo da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é a eliminação das formas de destinação e disposição final inadequada de resíduos sólidos e rejeitos. Diante disso, a PNRS determinou que os resíduos tenham destinação final ambientalmente adequada e, com o mesmo rigor, os rejeitos tenham disposição final ambientalmente adequada. 

Dentre as competências especificas estabelecidas pela lei, as dos Municípios são: elaborar os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; encerrar e remediar lixões e aterros controlados; implantar coleta seletiva com inclusão social; e fazer compostagem. Mas, porque isso ainda não é uma realidade nos governos locais? A cartilha também traz essa reposta. 

Questão
“Para acessar recursos financeiros da União para serviços de resíduos sólidos, os Municípios obrigatoriamente devem possuir o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). No entanto, desde o vencimento do prazo em 2012, nenhum Município acessa recursos da União para elaboração dos planos municipais de resíduos sólidos; e, sem os planos, não há como acessar recursos federais para qualquer serviço ou ação para gestão de resíduos sólidos”. 

Mas esse não é o único problema, o material elaborado por especialistas da CNM mostra também que a Lei 12.305/2010 desconsidera as características socioeconômicas dos Municípios brasileiros e isso afeta diretamente na gestão dos resíduos sólidos. O exemplo mencionado é o seguinte: um Município com 200 mil habitantes no interior de São Paulo, centro econômico do país, possui condições muito melhores do ponto de vista de recursos técnicos e financeiros de fazer a gestão de resíduos sólidos do que um Município com 20 mil habitantes no interior de Pernambuco. 

Características
“Considerando as peculiaridades regionais e econômicas dos pequenos Municípios brasileiros, realizar a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, exatamente como determina a PNRS, é um grande desafio. Pois deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos em aterros sanitários”, destaca a cartilha. 

Diante desses entraves mencionados, e de muitos outros apresentados pela CNM, é possível entender o porquê, mesmo depois de seis anos de sua sanção, a política de resíduos sólidos ainda é uma realidade tão distante em todo o Brasil. 

Portal CNM /PH

Política Nacional de Resíduos Sólidos, Completa seis anos,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,400
Euro 6,200
Franco suíço 6,664
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens