Terça-Feira 14/10/2025 02:01

Ícone das artes, Glorinha Sá Rosa deixa legado eterno para cultura sul-mato-grossense

Estado - Cultura - Luto

Foto:Divulgação

A Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lamentam o falecimento da professora e escritora Maria da Glória Sá Rosa, a Glorinha. Ela tinha 88 anos e acabou falecendo na noite desta quinta-feira (28), em Campo Grande.

Ela deixou um legado de ações que vão perdurar para sempre na história do Mato Grosso do Sul. A professora Glorinha ocupava a cadeira número 19 da Academia Sul-mato-grossense de Letras. Foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) por 26 anos, lecionando Literatura, Língua Portuguesa e História da Arte. Publicou vários livros e centenas de artigos sobre cultura em jornais e revistas e foi sem dúvida uma das maiores incentivadoras da arte do nosso Estado.

Na política, Glorinha assumiu o cargo de secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social; diretora executiva da Fundação de Cultura; presidente do Conselho Estadual de Cultura; superintendente da Secretaria de Cultura e Esportes; e, ainda, presidente da Fundação de Cultura do MS. É Doutora Honoris Causa pela UFMS e também já recebeu o Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense da Assembleia Legislativa/MS.

Para a secretária adjunta da Sectei e presidente da FCMS, Andréa Freire, a herança cultural deixada por Glorinha vai perdurar eternamente. “ Somos todos filhos de Glorinha. Seu legado está vivo em todos que fazemos, amamos, reverenciamos a cultura. Pessoas como Glorinha e Geraldo Roca viverão eternamente em nós, pela herança que nos deixaram e que nos cabe eternizar. Somos privilegiados de termos em nossa cultura uma Maria da Glória Sá Rosa, com sua grandeza intelectual, amor incondicional pela cultura e generosidade em compartilhar esse amor com todos incansavelmente. Sigamos com essa rica referência que nos alimenta e conduz. Salve a nossa admirável professora Glorinha que permanece viva em entre nós”, destacou Andréa.

Glorinha nasceu em Mombaça (CE), no dia 4 de novembro de 1927. Era formada em Línguas Neolatinas na PUC/RJ, diplomada em francês, fundou e dirigiu a Aliança Francesa em Campo Grande, além de fundar a Revista Estudos Universitários/FUCMAT; o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande. Também dirigiu o projeto Prata da Casa, responsável por espetáculos de música ao vivo e pela edição de disco de músicas da região.

Obras publicadas

– Estudo sobre Guimarães Rosa – 1967;
– Análise Estrutural do Romance – 1971;
– O Romance brasileiro atual Realismo Mágico e Realismo Mimético – 1976;
– Análise Interpretativa do conto “Casa de Bronze” de João Guimarães Rosa – 1974;
– Memórias da Cultura e da Educação em Mato Grosso do Sul;
– Deus quer, o homem sonha, a cidade nasce – “Campo Grande Cem Anos de História”;
– Crônicas de Fim de Século – 2001;
– Contos de Hoje e Sempre – Tecendo Palavras;
– Artes Plásticas em Mato Grosso do Sul (em parceria com Idara Duncan e Yara Penteado);
– A Música de Mato Grosso do Sul, em parceria com Idara Duncan (FIC-MS, 2009);
– A Literatura Sul-Mato-Grossense na ótica de seus construtores – 2011 (em parceria com a escritora Albana Xavier Nogueira).

Notícias MS/RMC

Cultura Sul-Mato-Grossense, Artes, Legado

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens