Terça-Feira 02/09/2025 23:38

Artistas de Bonito participam de Mostra Coletiva no FIB

Eventos - Festival de Inverno

Foto:Divulgação

O Festival de Inverno traz nesta edição a Mostra Coletiva dos Artistas de Bonito, uma oportunidade para o público apreciar três artistas da cidade: Alessandra Mastrogiovanni, Jaqueline Facchin Borges e Miguel Serediuk Milano.

Jaqueline nasceu em Caxias do Sul, mas começou a estudar pintura quando morou em Toledo. Sua história se confunde com a do Festival, pois ela reside em Bonito há 18 anos, desde quando aconteceu o primeiro FIB. Ela pinta desde os 12 anos, incentivada pela mãe, que a colocou em cursos de desenho e pintura. Utiliza elementos naturais em suas telas, como pigmentos feitos por ela, pó de mármore, colagem, elementos retirados da construção civil, pó de ferro, areia, pigmento feito com urucum, além da colagem.

A técnica para utilização desses materiais ela aprendeu em um curso que fez em Brasília há oito anos, com o artista Lourenço de Bem. Jaqueline voltou à capital federal há dois anos para um curso de reciclagem. Lourenço trabalha com elementos da terra e pigmento natural.

A artista já trabalhou com pintura a óleo, aquarela, pastel seco, mas hoje só faz pintura em acrílico. Veio para Bonito com seus pais, onde hoje tem uma pousada. O pai era agricultor e veio “se aventurar”. “Fiquei muito lisonjeada em participar deste festival super rico, que traz toda essa cultura, com pessoas de todos os lugares. É muito gratificante”.

Miguel Serediuk Milano é engenheiro florestal e mora em Bonito há 14 anos. Nascido em Palmital, no Paraná, veio para a cidade em busca da natureza. “Desde sempre eu pinto, mas sempre foi um hobby, agora está ficando mais intenso”.

O artista é autodidata, já trabalhou com aquarela, pastel, pintura a óleo e acrílico. “Esta é a última área em que estou trabalhando”. Também faz escultura cerâmica e painéis com peças de cerâmica em alta temperatura.

Hoje, ele está quase se aposentando e diz que sua profissão influenciou nas paisagens que pinta e em tudo o que ele faz. “Dei aulas muitos anos na Universidade Federal do Paraná na área de conservação da natureza e também na Colorado State University, que é um dos lugares mais bonitos dos Estados Unidos. Lá eu pintei bastante aquarela, por conta da praticidade. Nasci no meio do mato, escolhi Bonito para morar para ficar perto da natureza, que sempre me inspirou. Roubei o ateliê de costura da minha mulher e tenho feito essas coisas todas”.

A curadora da exposição e também coordenadora do Museu de Arte Contemporânea (Marco), Maysa Barros, disse que o objetivo é mostrar como Bonito é traduzida poeticamente por seus artistas. A Mostra é um convite à imersão nas sutilezas poéticas da cidade. Uma forma de valorizar a arte regional e de demonstrar que as belezas de Bonito se estendem para além de seu bioma.

“Nós pedimos aos artistas que enviassem imagens de suas obras para que fizéssemos a seleção. Tem um pouco do olhar dos artistas daqui, cada um com sua especificidade. Alessandra Mastrogiovanni com seu colorido, linhas e tons, Jaqueline Facchin Borges dentro desse olhar contemporâneo e Miguel Serediuk Milano com o olhar sobre a Serra da Bodoquena, ícone de Bonito. Tem um pouco de cada artista da região”, diz.

A Mostra está aberta à visitação das 17h30 às 22 horas durante o Festival de Inverno de Bonito. Venha conferir!

Notícias MS/RMC

Artistas de Bonito, Mostra Coletiva, Festival de Inverno

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens