Tenda dos Saberes Indígenas terá observação astronômica no segundo ano de FIB
Geral - Festival de Inverno de Bonito
Foto:Divulgação
Sucesso de público no ano passado, a Tenda dos Saberes Indígenas volta a ser destaque da programação do Festival de Inverno de Bonito (FIB). O local ainda traz uma novidade: o Planetário Céu Guarani. A tenda ficará na Praça da Liberdade, ponto central do evento que acontece entre 28 e 31 de julho em Bonito (MS).
O objetivo é difundir os saberes tradicionais e a cultura indígena de várias etnias que habitam o estado, como o Kadwéu, Guarani, Terena, Ofaié, Atikum, Kinikinau e Guató. “A tenda vem no contraponto da globalização que pulveriza identidades e busca construir o mundo uniformizado”, afirma Ângela Silva, arte educadora da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).
Ela ainda ressalta que fomentar e celebrar esta riqueza cultural indígena deve ser “não só objetivo do Estado, mas também daqueles que se comprometem com um mundo onde todas as diferenças tenham lugar”.
O Planetário Céu Guarani será um espaço para a observação astronômica. A iniciativa é uma parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Casa da Ciência, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O público terá contato com a maneira que o povo guarani interpreta as constelações e os mitos associados aos mesmos. Olhando para os corpos celestes, os indígenas conseguem decifrar fenômenos naturais, como cheias e secas, e melhores períodos para caçar, plantar e colher.
O local vai abrigar aproximadamente 2 mil peças de artesanato. Haverá informações sobre o cultivo e exemplares de plantas utilizadas pelas comunidades na cura de diversas incômodos e doenças. Serão exibidos ainda filmes produzidos por indígenas, além da oportunidade de realizar pinturas corporais segundo a tradição iconográfica de etnias que habitam o MS.
De acordo com dados do censo do IBGE de 2010, existem 817.963 indígenas no país. Em Mato Grosso do Sul a população indígena é de 53.900 pessoas, a segunda maior do país. Amambai concentra a maior população do estado com cerca de sete mil indígenas.
Notícias MS/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito