Quarta-Feira 05/11/2025 12:46

Passagem da presidência do Mercosul à Venezuela segue indefinida

Mundo - Geral - Crise

Foto: Uruguaio Nin Novoa anuncia resultado de reunião em Montevidéu (Reprodução/Youtube/Min. Relações Exteriores do Uruguai)

Reunião em Montevidéu não trouxe consenso e haverá novas consultas.
Venezuelana disse que brasileiro e paraguaio 'se esconderam no banheiro'.

Após um encontro marcado por tensões, nesta segunda-feira (11), em Montevidéu, os países do Mercosul não chegaram a um consenso sobre a passagem da presidência rotativa do bloco à Venezuela.

Em coletiva de imprensa, o chanceler uruguaio Rodolfo Nin Novoa, o chanceler paraguaio Eladio Loizaga, o vice-chanceler argentino, Carlos Foradori, e o subsecretário para América Latina e Caribe da chancelaria brasileira, Paulo Estivallet, reconheceram que as diferenças persistem e que o tema será mais discutido com seus respectivos governos.

"Cada um dos países está mantendo sua posição", disse Nin Novoa. "Demos um prazo até a próxima quinta-feira, para que se façam consultas necessárias entre todos os países", acrescentou, indicando que as consultas passarão a "uma escala mais acima", a dos presidentes.

O Mercosul é presidido pelo Uruguai desde o começo do ano, e a Venezuela deveria assumir o posto em julho, segundo a regra de rotatividade do bloco. A sequência dos países que ocupam o cargo é definida por ordem alfabética e a troca é semestral.

Mas a cúpula de julho foi suspensa, e o Paraguai solicitou uma reunião, realizada nesta segunda, para discutir a situação da Venezuela.

A chanceler venezuelana  Delcy Rodríguez, que também foi a Montevidéu, declarou a jornalistas que a reunião não aconteceu porque os representantes de Brasil e Paraguai "não quiseram dar as caras à Venezuela". Ela chegou a afirmar que a presidência pro tempore seria passada do Uruguai à Venezuela nos próximos dias, no que foi desmentida pelas demais partes, como informa a agência AFP.

Rodríguez disse ainda que o chanceler paraguaio e o representante brasileiro para o encontro "se esconderam no banheiro". "Se estivemos no banheiro foi porque a necessidade fisiológica nos chamou", respondeu o ministro paraguaio.

Nin Novoa deixou claro que o bloco continua "discutindo" e "analisando" suas opções. A postura de seu país, atual presidente pro tempore do grupo, é favorável à passagem da presidência à Venezuela.

Já o Brasil quer que a passagem da presidência seja prorrogada até agosto. Na semana passada o chanceler José Serra foi a Montevidéu manifestar sua "preocupação" com a situação na Venezuela.

"A reunião reflete o comprometimento dos Estados que aqui estamos, com o fortalecimento do Mercosul, que é parte fundamental, integral, central, do nosso processo de integração e do processo de desenvolvimento de cada um de nós. Há umas questões bastante importantes e não há respostas fáceis, mas há o desejo que se chegue a conclusões. Viemos à reunião com um espírito construtivo, porque há questões fundamentais a respeito da passagem da presidência à Venezuela que nos parecem que não estão resolvidas. Estamos tomando em consideração porque como se disse, também, há diferentes interpretações sobre alguns dos fatos", disse o representante brasileiro, Paulo Estivallet.

"Para o governo do Brasil está claro que há um problema de política na Venezuela. Há um problema que põe em dúvida se as credenciais neste momento para assumir a presidência são as que se esperam. Esperamos que ao longo dos próximos dias tenhamos uma evolução positiva, assim como esperamos também que se respondam as questões feitas a respeito do compromisso jurídico que cada país membro do Mercosul tem que ter", afirmou.

O Paraguai afirmou reiteradamente que considera que o governo de Nicolás Maduro busca silenciar o parlamento venezuelano. "(Queremos que) aquele que nos representa tenha as credenciais exigidas pelo Tratado de Assunção", reiterou nesta segunda-feira o chanceler paraguaio.

O presidente argentino, Mauricio Macri, também foi muito crítico sobre a situação na Venezuela. O governo venezuelano de Maduro "violou todos os direitos humanos e levou a fome e o abandono à população venezuelana. Por isso, precisam de um referendo, precisam de eleições o mais rápido possível", disse ao jornal espanhol "ABC".

A declaração, em que cada país reiterou sua posição e pediu o diálogo no interior do bloco, desmentiu as afirmações de Rodríguez à imprensa, garantindo que a passagem da presidência tinha sido acordada com o Uruguai.

Nin Novoa insistiu que essa decisão deve ser tomada por consenso.

Mercosul em crise
O Mercosul atravessa uma de suas piores crises após uma época difícil de relações comerciais entre os sócios do grupo, fundado em 1991.

A passagem da presidência pro tempore de seis meses, que segundo as normas do bloco corresponderia à Venezuela, que segue o Uruguai por ordem alfabética, se transformou em motivo de discussão e expôs as diferenças entre os governos.

A Venezuela entrou no bloco como membro pleno em 2012, em uma cúpula realizada na Argentina quando o Paraguai estava suspenso, depois do processo parlamentar que destituiu o então presidente Fernando Lugo.

O Congresso paraguaio era o único que não havia aprovado a entrada da Venezuela e seu voto era o único requisito restante para que Caracas se integrasse ao Mercosul.

Essa crise acontece em um momento delicado para o bloco regional, que relançou a negociação de um tratado de livre comércio com a União Europeia.

G1

Presidência, Mercosul, Venezuela, Uruguai, Argentina

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens