Terça-Feira 14/10/2025 19:22

10º Batalhão da Polícia Militar comemora 14 anos de criação com homenagens

Estado - Eventos - Criação de Homenagens

Foto: Divulgação 

O aniversário de 14 anos de criação do 10º Batalhão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (BPM/MS) foi comemorado nesta sexta-feira (08), com uma solenidade de entrega de homenagens aos ex-integrantes, policiais militares atuantes e autoridades que contribuíram com o trabalho desenvolvido pela unidade, com o objetivo de proporcionar mais segurança para a população da região Sul de Campo Grande.

Atualmente o 10º BPM, é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo de toda região do Anhanduizinho, somando 137 bairros mais o Distrito de Anhanduí, servindo quase 200 mil pessoas.

Entre os homenageados no evento estavam o secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o comandante-geral PM, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, subcomandante da PM, coronel Francisco De Assis Ovelar, comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Waldir Ribeiro Acosta, coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, o primeiro comandante do 10º BPM, coronel Enir Soares De Souza Júnior, ex-integrante do 10º BPM que muito se destacou em suas ações, Major Air Cícero Silva Cansanção, titular da Depac Centro e Piratininga, região que atende a demanda do 10º BPM delegado de polícia Rodrigo Vasconcellos Braga, o deputado estadual, professor Rinaldo Modesto, entre outros civis e militares.

Na oportunidade, o secretário José Carlos Barbosa, falou da implantação do núcleo permanente de inteligência e informação, que será integrado inicialmente por dez policiais civis, dez militares, dez policiais federais e seis policiais rodoviários federais, com objetivo de elaborar ações estratégicas de combate ao crime organizado na região de fronteira.  Além do Estado, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, irão integrar o programa inédito do Ministério da Justiça.

O dirigente da pasta também fez questão de destacar o programa “MS Mais Seguro”, que totaliza mais de R$ 96 milhões de investimentos, sendo cerca de R$ 80 milhões de recursos do Governo do Estado, que serão destinados à aquisição de veículos, armas, munições, reformas, equipamentos e materiais de proteção dos policiais. “Serão adquiridos mais de cinco mil coletes, com objetivo de proporcionar mais qualidade de trabalho para o nosso efetivo”, enfatizou.

José Carlos Barbosa ainda ressaltou a importância do trabalho da Polícia Militar, que muita das vezes é incompreendido e apesar de todas as dificuldades possui um material humano extraordinário. “O papel do policial apesar de muitos pensarem que é apenas enfrentamento da violência, é acima de tudo em defesa da vida. Quem escolhe o caminho da farda, não escolhe apenas um trabalho ou emprego. Ninguém consegue ser policial 10, 20, 30 anos, enxergando na farda uma profissão. Quem escolhe esse caminho faz por amor e defesa da vida”, enfatizou Barbosa.

Já o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgar, falou das melhorias que o atual governo tem feito para a carreira do policial militar disponibilizando 300 vagas para o Curso de Formação de Sargentos, que está em andamento. “Em um ano e meio nós tivemos a contratação de mil soldados, 800 cabos promovidos e 320 sargentos. É o Governo do Estado cumprindo o compromisso de investir na segurança”.  Durante a solenidade também foram entregues os prêmios Policial Destaque e Policial Distinto, para os policiais que desempenharam importantes atividades no batalhão.

Sobre o 10º BPM

O crescimento de Campo Grande e a necessidade de mais policiamento em grandes bairros da Capital levaram a PM a criar, em oito de julho de 2002, o 10º Batalhão de Polícia Militar.

Inicialmente, o batalhão atuava na Capital, nas regiões do Anhanduizinho e Bandeira, no distrito de Anhanduí e no município de Ribas do Rio Pardo, atendendo mais de 280 mil pessoas. Antes de se tornar 10º BPM, a unidade fez parte da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar de Trânsito.

Em 2001, separou-se do trânsito e passou a se chamar 6ª CIPM, sob o comando, na época, do então major Enir Soares de Souza Júnior. A reorganização de 2002 e a elevação a batalhão deram mais liberdade para que os policiais militares pudessem planejar ações e aumentar a segurança na área.

Atualmente com a reorganização da área sul de Campo Grande, por meio da criação da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar, o 10º BPM, é responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo de toda região do Anhanduizinho, somando 137 bairros mais o Distrito de Anhanduí, servindo quase 200 mil pessoas.

O comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Emerson de Almeida Vicente, fez um balanço do trabalho desenvolvido pela unidade nos últimos seis meses. “O batalhão fecha esse primeiro semestre coroado de êxito, com mais de 11 mil atendimentos através do 190, 743 pessoas encaminhadas para delegacia e mais de duas toneladas de drogas apreendidas”,  frisou o comandante.

Notícias do MS /PH

10° Batalhão, Polícia Militar, Comemora 14 anos,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens