Sexta-Feira 17/10/2025 22:29

Confederação participa de debate sobre avanços na Educação Infantil em audiência na Câmara

Brasil - Educação - Infantil,

Foto: Divulgação 

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou na quarta-feira, 6 de julho, de uma audiência pública para discutir os Avanços no Direito à Educação Infantil Qualidade. A entidade contribuiu com o debate com uma explanação referente ao desafio que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) para a Educação Infantil apresenta para os Municípios. A reunião fez parte da programação do IV Seminário Internacional - Marco Legal da Primeira Infância, que encerra nesta quinta-feira, 7 de julho.

A consultora de Educação da CNM, Mariza Abreu, representou a entidade na audiência pública. Em sua explanação, ela destacou que as metas estratégicas na área de Educação do Marco Legal da Primeira Infância pouco diferem em relação ao PNE. “São duas leis sobrepostas na área de Educação Infantil. Praticamente são repetidas as metas estratégicas. Os mesmos problemas que já existiam na interpretação das metas do plano no que se refere à expansão da Educação Infantil escolar permanecem e não estão resolvidos”, explicou.

Nesse sentido, um dos exemplos redundantes entre os textos das duas leis diz respeito às creches. Abreu lembrou que o texto da meta 1 do PNE sobre o Plano de Atendimento à Educação Infantil e o artigo 16 do Marco Legal estão alinhados no mesmo contexto. O texto do Marco Legal prevê a expansão da creche para o cumprimento da meta do PNE.

Subfinanciamento e responsabilidades

A discussão da creche como instrumento de formação das crianças na Educação Infantil é um dos questionamentos da Confederação. A CNM entende que a creche não deve ser a única responsável pelo desenvolvimento completo dos alunos. A entidade ressalta que esse tipo de atribuição precisa ser construída de forma interativa com a família. Por isso, a Confederação  considera que a criança precisa ser inserida no contexto familiar e a responsabilidade não pode ser transferida para o professor.

Outro problema apontado pela CNM foi a insuficiência de recursos para a manutenção das creches nos Municípios. Na ocasião, a consultora informou que a Educação Básica é a que mais precisa de investimentos para o custeio de programas.  “A creche é a etapa mais subfinanciada da Educação Básica como um todo na redistribuição dos coeficientes e das ponderações do Fundeb”, relatou.

Histórico

O Marco Legal da Primeira Infância é uma lei que cria uma série de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade. A legislação abrange as área de Educação, Assistência Social e Saúde.

Ela coloca a criança nessa faixa etária como prioridade no desenvolvimento de programas, na formação dos profissionais e na formulação de políticas públicas. A legislação foi sancionada no dia 8 de março de 2016.

Uniforme escolar

Após a audiência, a CNM esteve reunida com a assessoria da deputada Raquel Muniz (PSD/MG) para apresentar suas reivindicações sobre o [Ag. CNM]  Projeto de Lei (PL) 325/15. A parlamentar é a relatora da proposição. O projeto acrescenta o uniforme escolar entre os programas suplementares que o poder público deve oferecer aos educandos em todas as etapas da educação básica.

O substitutivo da proposição inclui nova redação do inciso IV, do artigo 71, da Lei de Diretrizes Básicas (LDB). A intenção é dispor que a despesa com uniforme escolar não seja considerada como Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE).

A CNM destaca que a inclusão de uniforme escolar na LDB apenas explicita o que já vem ocorrendo na educação básica pública no país, pois, independentemente de estar inserido ou não na Lei, esse item já é oferecido aos alunos em várias redes públicas de ensino. Entretanto,  defende que as despesas com uniforme escolar, assim como as realizadas com alimentação escolar, devem ser consideradas como MDE.

Lançamento de livro

A Confederação ainda participou do lançamento do livro Avanços do Marco Legal da Primeira Infância, organizado por Ivania Ghesti-Galvão, da Frente Parlamentar Primeira Infância, e publicado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos, da Câmara dos Deputados. A publicação possui mais de 300 páginas com textos de diversos autores sobre temas relevantes da Lei 13.257/2016.    
 

Portal CNM /PH

Confederação Participa, Debate, Avanços, Educação Infantil, Audiência

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens