Terça-Feira 02/09/2025 23:36

Gratuito, Festival de Inverno de Bonito tem programação para todas as idades

Cultura - Oficina

Foto: Site/Festival

A programação do 17º Festival de Inverno de Bonito, que será realizado de 28 a 31 de julho na cidade mais turística de Mato Grosso do Sul, tem programação gratuita para todas as idades. Música, teatro, cinema, dança e literatura que prometem encantar todos os tipos de públicos, de 8 a 80 anos.

Para as crianças, o Festival de Inverno conta com atrações específicas como oficinas de pintura, contação de histórias e teatro infantil. A oficina “Relendo a obra de Humberto Espíndola” é voltada para crianças de 6 a 12 anos que queiram experimentar as artes plásticas. Por meio da técnica de releitura, os participantes poderão observar os elementos utilizados nas pinturas de Humberto Espíndola e fazer suas próprias intervenções, destacando as características e o signo do Boi/Bovinocultura, presença fundamental nas obras do artista.

A oficina será ministra nos dias 29, 30 e 31 de julho, das 9h às 11h e das 14h às 16h. São 20 vagas por período, um total de 40 crianças atendidas por dia e 120 durante todo o festival. As atividades são gratuitas e os interessados podem procurar informações no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), responsável pela atividade, no telefone (67) 3326-7449.

O Festival terá apresentações circenses para os pequenos, e também para os adultos. No dia 29 de julho, às 17h, o projeto “Poropopó Varietê” leva a magia do espetáculo circense para Bonito. Com números de acrobacias, malabarismo, tecido acrobático, lira, trapézio, pirofagia e muita palhaçada, o universo do circo é colocado em evidência, encantando a plateia de todas as idades durante o festival. A apresentação é na Praça da Liberdade, na Rua Cel. Pilad Rebuá, no centro de Bonito.

Outra atração é o teatro infantil “Gaia, a Mãe Natureza”. O Grupo Casa leva para o festival um espetáculo cheio de poesia, cores e bom humor. “As Aventuras de Bagacinho – Quem Conta Um Ponto Cria Um Conto – Gaia A Mãe Natureza” é perfeito para toda a família assistir unida com muita música, diversão e histórias contagiantes. O espetáculo é recheado de canções populares, da pantomima italiana, da commedia dell’arte, da contação de história, da palhaçaria clássica e de técnicas circenses. A apresentação será no dia 30 de julho, às 10h, na Praça da Liberdade, na Rua Cel. Pilad Rebuá, no centro de Bonito.

Jovens

Além de poder conferir atrações infantis, como circos e teatro, os jovens também podem participar de atividades específicas como oficinas de dança e de skate. No dia 30 de julho, a partir das 14h, no Estúdio Rekebre (Rua das Flores, 1815, Bonito), será ministrada a oficina “Gestão e Criatividade em Danças Urbanas, Técnicas e Fundamentos”. A atividade tem intenção de promover um intercâmbio com profissionais e abrir novas possibilidades de aprendizado. Desta maneira, os envolvidos irão refletir sobre o conceito de resistência e afirmação da identidade que está no bojo dessa linguagem artística.

Mais uma opção é a oficina “Skate – Produção Audiovisual e Protagonismo Juvenil”. Voltada para o skate, a oficina aborda técnica, criação, produção, edição e difusão dos produtos em web canais. Ressaltando o protagonismo juvenil, a oficina aborda assuntos que contemplam o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional do jovem, contribuindo para a formação educacional e cultural de praticantes do skateboard para que possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades. A realização é entre os dias 26 e 31  de julho 07, das 14h às 19h, com 40 vagas.

Informações sobre participação nas duas atividades podem ser obtidas na Sectei, por meio do telefone (67) 3316-9331.

Adultos

Não só para os adultos, mas para todas as pessoas. Quem visitar Bonito durante a realização do 17º Festival de Inverno pode conferir de perto várias atrações culturais, entre elas a exposição de artes plásticas “Série Divisão de Mato Grosso”, de Humberto Espíndola. O pintor reforça a autonomia da linguagem artística e humaniza o sentimento popular numa narrativa histórica da divisão do estado de Mato Grosso em uma belíssima série de oito quadros. O criador e difusor da Bovinocultura cria um roteiro estético-histórico da criação de Mato Grosso do Sul. Acontece simultaneamente no mesmo espaço a Mostra Coletiva dos Artistas de Bonito, onde natureza e cultura servem de tema para as obras bonitenses

Também tem artesanato. Entre todas as opções desta arte, destaca-se a Tenda dos Saberes Indígenas, onde será exposta a cultura dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul por meio do artesanato e cultivo de plantas medicinais das etnias Atikum, Kamba, Guarani, Kaiuá, Kadiweu, Kinikinawa, Ofaié e Terena. Para divulgar a visão do povo Guarani sobre as constelações, diferente da visão ocidental, bem como os mitos associados aos mesmos, o Planetário Céu Guarani – UEMS e a Casa da Ciência-UFMS trazem observatórios solares compactos, permitindo a observação astronômica com o uso de telescópios. A exposição acontece durante todo o festival, na Praça da Liberdade, na Rua Cel. Pilad Rebuá, no centro de Bonito.

Outra opção para todas as pessoas é o cinema. Celebrando os principais e mais “fiéis” espectadores das sessões de cinema dos festivais do Estado, o Festival apresenta a mostra de cinema “A Infância e seu Meio Ambiente”. Todas as exibições são gratuitas e começam sempre às 14 horas no Hotel Jandiá Sesc. Entre os filmes selecionados estão “O Menino e o Mundo” e “O Menino no Espelho”. Todas as produções selecionadas são nacionais.

Atrações à parte, os show musicais vão agradar todos os gostos, regionais e nacional. Se apresentam no Festival as bandas Barra de Saia (SP), Santo Chico (MS), Nação Zumbi (PE) e Curimba (MS), além dos cantores Elza Soares (SP), Leo Goiano e Girsel da Viola (MS) e Renato Borghetti e Yamandu Costa (RS). Todas as apresentações são gratuitas. A programação completa dos quatro dias de Festival pode ser obtida no endereço www.festivaldeinvernodebonito.com.br/programacao.

Notícias MS

Festival, Programação, Atrações, Cinemas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens