Sexta-Feira 17/10/2025 22:44

Moro negou pedidos de prisão na Operação Caça-Fantasmas

Brasil - Ações Judiciais - Sérgio Moro

Foto: Divulgação 

No despacho em que autorizou a Polícia Federal a deflagrar a Operação Caça-Fantasmas, 32ª fase da Operação Lava Jato, o juiz federal Sergio Moro negou os pedidos de prisão preventiva e temporária feitos pela PF e endossados pelo Ministério Público Federal contra funcionários e diretores do banco panamenho FPB. Segundo as investigações, o banco operava clandestinamente no Brasil aliado ao escritório Mossack Fonseca, especializado na abertura e administração de offshores.

Embora tenha citado casos de lavagem de dinheiro no petrolão por meio de offshores abertas pela Mossack e concorde que "o anonimato garantido pelo FPB Bank e pela Mossack Fonseca aos seus clientes gera fundada suspeita de acobertamento de crimes", o magistrado entendeu que as prisões seriam "prematuras". Para o juiz federal, as provas mais contundentes contra o banco e seus representantes pesam em relação ao funcionamento da instituição sem a permissão do Banco Central do Brasil.

Os mandados de condução coercitiva e busca e apreensão expedidos pelo magistrado visaram à coleta de provas dos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisão e operação ilegal de instituição financeira. Moro também proibiu que os alvos da Caça-Fantasmas deixem o país e determinou que entregassem seus passaportes durante o cumprimento dos mandados pela PF.

Os alvos dos mandados de condução coercitiva, todos funcionários brasileiros do FPB, foram Edson Paulo Fanton, Isidora Maria Solano Carmona, Celina Daiub Perondi Tedesco, Marilena Alves Ferreira, Elizabeth Costa Lima, Edsel Okuhara e Carla Fabiana di Giuseppe. O MP havia pedido prisões preventivas de Fanton, Okuhara e Tedesco e prisões temporárias aos demais.

As buscas e apreensões se deram nas residências dos funcionários e diretores do banco em São Paulo, São Bernardo do Campo (SP) e Santos (SP) e em escritórios de empresas de fachada que abrigavam as operações do FPB na capital paulista, como a BP Gestora de Ativos Financeiros e Valores Mobiliários e a Mínucia Assessoria Financeira e Consultoria de Valores Mobiliários Ltda.

As provas apresentadas pela Polícia Federal e referendadas por Sergio Moro foram reunidas na 22ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada em janeiro e batizada de Triplo X, que teve entre os alvos a Mossack Fonseca. Renata Pereira Britto, funcionária do escritório, relatou aos investigadores que, a pedido do FPB, a empresa possuía uma linha telefônica criptografada para comunicação exclusiva com os representantes do banco. O ramal foi apreendido pela PF.

Caça Fantasmas - A operação deflagrada hoje é um desdobramento da Operação Triplo X. Segundo a Polícia Federal, utilizando-se dos serviços da Mossack, o banco panamenho abria e movimentava contas em território nacional para viabilizar o fluxo de valores de origem duvidosa para o exterior, à margem do sistema financeiro brasileiro. "Os serviços disponibilizados pela instituição financeira investigada e pelo escritório Mossack Fonseca foram utilizados, dentre diversos outros clientes do mercado financeiro de dinheiro 'sujo', por pessoas e empresas ligadas a investigados na Operação Lava Jato, sendo possível concluir que recursos retirados ilicitamente da Petrobras possam ter transitado pela instituição financeira investigada", afirma a PF.

De acordo com a investigação, documentos apreendidos na Triplo X indicam que a Mossack Fonseca e o FPB Bank atuavam em conjunto na constituição e no registro de offshores para brasileiros, inclusive para futura venda a pessoas interessadas em utilizá-las para ocultar patrimônio. A Caça-Fantasmas identificou 44 offshores constituídas pelo escritório por solicitação dos funcionários do banco clandestino.

Veja /PH

Juiz, Sérgio Moro, Pedidos de prisão, Operação, Caça-Fantasmas,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens