Sexta-Feira 17/10/2025 22:43

Justiça restabelece prisões preventivas de Cachoeira e Cavendish

Brasil - Ações Judiciais - Operação Saqueador

Foto: O bicheiro Carlinhos Cachoeira e o empresário Fernando Cavendish, presos em Bangu 8, no Rio(RJTV/Reprodução/TV Globo)

Desembargador Paulo Espírito Santo, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, atendeu a um recurso do Ministério Público. O bicheiro, o empresário e os outros cinco presos pela Operação Saqueador seguirão detidos em Bangu 8.

O desembargador federal Paulo Espírito Santo, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), atendeu nesta quarta-feira o recurso da Procuradoria Regional da República do Rio de Janeiro e restabeleceu as prisões preventivas dos cinco presos na Operação Saqueador. Na sexta-feira, o desembargador Antonio Ivan Athié havia deferido um recurso da defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, convertendo a prisão preventiva dele em domiciliar e estendendo o benefício ao empresário Fernando Cavendish, aos lobistas Adir Assad e Marcelo Abbud e ao ex-diretor da empreiteira Delta Cláudio Abreu. Athié se declarou suspeito de julgar o caso e deixou a relatoria da Saqueador no TRF2 na tarde de ontem.

Segundo Paulo Espírito Santo, as provas reunidas pelo MP na denúncia aceita pela 7ª Vara Criminal Federal do Rio de Janeiro apresentam indícios de autoria dos crimes e demonstram "probabilidade de reiteração criminosa". O desembargador entende que a manutenção das prisões visa a "preservar a ordem pública" e "evitar, no seio da sociedade, a sensação de impunidade e de descrédito do Poder Judiciário".

O magistrado respaldou em sua decisão o argumento do Ministério Público de que os crimes investigados pelo Ministério Público "configuram situação de flagrância do delito de lavagem de dinheiro, crime de natureza permanente, fato suficiente para justificar a manutenção da prisão".

Capitaneada por Carlinhos Cachoeira, de acordo com o MP, a organização criminosa investigada na Saqueador desviou cerca de 370 milhões de reais de contratos da empreiteira Delta com o poder público e posteriormente lavou o dinheiro roubado por meio de 18 empresas de fachada de Cachoeira, Assad e Marcelo Abbud. Os destinatários finais das propinas, conforme os investigadores, eram agentes públicos, inclusive políticos, e campanhas eleitorais.

Assim como os outros 18 denunciados pelo Ministério Público à Justiça na Operação Saqueador, Cachoeira, Cavendish, Assad, Abbud e Abreu se tornaram réus sob as acusações de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Falta de tornozeleiras - Apesar da decisão de Athié que beneficiara os cinco presos, eles permaneciam recolhidos no presídio Bangu 8, na Zona Oeste do Rio, porque o Estado não havia lhes fornecido tornozeleiras eletrônicas para monitoramento das prisões domiciliares.

As defesas de Carlinhos Cachoeira, Fernando Cavendish e Adir Assad entraram com reclamações ontem no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a execução imediata da decisão do desembargador.

Com a decisão de Paulo Espírito Santo, os detidos na Saqueador seguirão em Bangu 8.

Veja Abril

Justiça, Prisões Preventivas, Carlinhos Cachoeira, Fernando Cavendish

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens