Sexta-Feira 17/10/2025 22:40

Grampo revela preocupação do ‘homem de Dilma' na Eletrobras com delação de empreiteiro

Brasil - Ações Judiciais - Dilma Rousseff

Foto: Divulgação 

O engenheiro Valter Cardeal, ex-diretor da Eletrobras, sempre foi considerado o braço direito da presidente afastada Dilma Rousseff no setor elétrico. Apelidado de "homem de Dilma", ele foi hoje levado em condução coercitiva para prestar esclarecimentos da Operação Pripyat, que desarticulou mais uma ramificação da organização criminosa instalada para recolher propina de obras da usina nuclear de Angra 3.

Embora a fase ostensiva da investigação tenha chegado apenas agora a Cardeal, o ex-dirigente já tinha entrado há tempos no radar dos investigadores da Operação Lava Jato. Conforme revelou VEJA, o nome dele foi citado na delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia. A conversa nada republicana escancarava pedidos de propina para a campanha à reeleição de Dilma em 2014. Do mesmo lado como operadores da arrecadação criminosa, Valter Cardeal e o notório João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, já condenado no petrolão.

Um grampo da Polícia Federal que embasa as investigações mostra Cardeal "preocupado com a repercussão de denúncias de cobrança de propina". O interlocutor é o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva, alvo de um pedido de prisão nesta quarta-feira. O motivo da aflição do engenheiro: uma reportagem de VEJA que revelou sua atuação como arrecadador de propina para a campanha da petista. A conversa telefônica é de 11 de julho de 2015, três semanas antes de Othon ser preso pela primeira vez na Lava Jato. Ao longo de sete minutos e 44 segundos, Cardeal reclama do esquema revelado por VEJA e do depoimento em que Ricardo Pessoa o incrimina e detalha como ele atuou para recolher propina e entregar o dinheiro a Vaccari. "Tu sabe o que aquele filha da p. daquele Ricardo fez?", questiona Cardeal. Em seguida, ele próprio resume o caso publicado em VEJA: "Ele disse que nós...que a Eletrobras né...que fez uma negociação intensa pra baixar dez por cento. E baixando dez por cento, então ele...que ele só aceitou seis né! E que a diferença né...eu mandei que ele desse...que eu mandei...que eu conversei com o tal Walmir Pinheiro e coisa e tal...tem que ler aí! Que eu mandei dar pro...pro...que eu mandei dá (sic) pro Vaccari!". "É uma matéria muito pesada", diz.

Walmir Pinheiro a que Cardeal faz referência é Walmir Pinheiro Santana, braço direito de Ricardo Pessoa e também delator da Operação Lava Jato. As revelações de Pinheiro já haviam sido cruciais para a deflagração, no final do ano passado, da Operação Catilinárias, braço da Lava Jato com foco em políticos com foro privilegiado. Documentos do executivo e os depoimentos de sua delação premiada também embasam o processo em que a chapa Dilma Rousseff-Michel Temer responde por abuso de poder político e econômico no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja /PH

Grampo, Dilma, Preocupação, Eletrobras,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens