Terça-Feira 14/10/2025 20:47

Sedhast e Sucitec discutem projeto para inclusão digital de indígenas e assentados

Estado - Ciência e Tecnologia - Discussões sobre Projeto

Foto: Edemir Rodrigues – FCMS

Estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (5), na Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), o coordenador da Superintendência de Ciência e Tecnologia (Sucitec), Valdecir Alves, com a subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena da Sedhast, Silvana Terena; a gestora de Ações Sociais e técnica da Subsecretaria de Políticas para a Juventude da Sedhast, Lecir Marques Machado e o colaborador da subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena da Sedhast, Sidney Moraes de Albuquerque.

O objetivo foi apresentar aos representantes da Sedhast o projeto atualmente desenvolvido pela Sucitec de inclusão digital nas aldeias e assentamentos de Mato Grosso do Sul visando possíveis parcerias.

A chamada pública MCT/Finep/Ação Transversal – Tecnologias para o desenvolvimento social foi aprovada em 2009 e consiste em três subprojetos: propleite, cujo objetivo é aumentar a produção de leite nos assentamentos; é desenvolvido em oito assentamentos do Estado em parceria com a UEMS de Aquidauana; o subprojeto Afruter, que oferece capacitação a grupos de produtores para o cultivo e agroindustrialização de frutas, e o subprojeto Recid – que consiste numa Rede de sete Centros de Inclusão Digital para apoio às comunidades. Este último foi o objeto da reunião desta manhã.

O Recid está sendo desenvolvido em cinco assentamentos e quatro aldeias: Assentamento Uirapuru, em Nioaque; Assentamento Monjolinho, em Anastácio; Assentamento Tupanceretan, em Bela Vista; Assentamento Retirada da Laguna, em Guia Lopes da Laguna; Assentamento Teijin, em Nova Andradina; Aldeia Córrego do Meio, em Sidrolândia; Aldeia Água Azul, em Dois Irmãos do Buriti; Aldeia Lagoinha, em Sidrolândia e Aldeia Alves de Barros, em Bodoquena.

Os Centros de Inclusão possuem a seguinte estrutura: dois monitores bolsistas, 10 computadores para usuários, um computador (servidor), um projetor de mídia, uma impressora, uma TV 29 polegadas, um DVD, um ar condicionado, 11 cadeiras, 11 mesas, um armário fechado, uma câmera de segurança, um quadro branco e um link de acesso à internet.

O monitor deve realizar as seguintes atividades: atendimento, manutenção e conservação, curso básico de informática (Word, Excel, Power Point e outros), como acessar a internet, oficinas educacionais, cadastramento de usuários e orientação quanto ao uso do espaço.

Os Centros de Inclusão Digital atendem gratuitamente os assentados e índios das aldeias, não é cobrado o uso. É feita uma cessão de uso dos equipamentos, do governo para associações. Um Comitê Gestor regulamenta o uso, como os horários e público frequentador por faixa etária e outros critérios.

A subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena da Sedhast, Silvana Terena, gostou do projeto. “Achei bacana por levar a tecnologia para aldeias, onde há difícil acesso. Com internet se consegue elaborar documentos. Implantar nas aldeias facilita a vida da comunidade. Eu gostei e é muito bem-vindo nas aldeias”.

O projeto vai até o fim de 2017, e a partir daí é necessário buscar parceiros para a manutenção dos equipamentos e a continuidade das atividades. A próxima reunião será com a comunidade da Aldeia Alves de Barros, em Bodoquena, no dia 15 de julho, para montar um comitê gestor e treinar monitores. Esta será a próxima aldeia em que será inaugurado um Centro de Inclusão Digital.

Notícias MS

Secretarias, Projeto, Inclusão Digital, Assentamentos, Indígenas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens