Terça-Feira 28/10/2025 02:00

WTorre recebeu R$ 18 milhões para desistir de licitação

Brasil - Corrupção - Operação Lava Jato

Foto: Walter Torre, presidente da construtora WTorre(Carlos Cecconello/Folhapress)

Segundo o empresário Ricardo Pernambuco Júnior, o acerto foi feito entre o presidente da construtora e o ex-chefe da OAS Léo Pinheiro.

Além das já citadas OAS, Carioca Engenharia e Schahin, a Operação Abismo, 31ª fase da Lava Jato, deflagrada nesta segunda-feira, envolveu mais uma das grandes construtoras brasileiras no escândalo de corrupção da Petrobras: a WTorre. Segundo as investigações, a empresa recebeu 18 milhões de reais de propina para abandonar a licitação da obra do Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. O presidente da companhia, Walter Torre Júnior, e o diretor de propriedades comerciais da empreiteira, Francisco Geraldo Caçador, foram alvos de condução coercitiva. Torre, no entanto, não foi levado à delegacia porque está no exterior aproveitando as férias. A PF também cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da companhia e nos endereços dos executivos.

O contrato milionário para construir o empreendimento da Petrobras foi conquistado pelo consórcio chamado de Nova Cenpes, constituído pelas construtoras OAS, Carioca Engenharia, Construbase Engenharia, Schahin Engenharia e Construcap CCPS Engenharia. No lance inicial, o grupo havia feito a oferta de tocar as obras por 897,9 milhões de reais. A WTorre entrou na disputa, oferecendo um preço menor, de 858,3 milhões de reais. Diante do impasse, o então presidente da OAS Léo Pinheiro teria acertado um pagamento de 18 milhões de reais a Walter Torre para que ele desistisse de participar da licitação, o que acabou acontecendo. Por fim, o contrato foi fixado em 849,9 milhões de reais. Essas informações se basearam na delação do empresário da Carioca Engenharia Ricardo Pernambuco Júnior e os fatos descritos ocorreram no segundo semestre de 2007.

"Como o Walter Torre conhecia a mim [...], foi à minha casa, no Brooklin, em São Paulo, entrou pela garagem e tudo, [...] só pra dizer que teve a conversa e para dizer: 'Tá tudo o.k.?'. Eu disse: 'tá tudo o.k. O que você combinou com o Léo [Pinheiro] nós vamos cumprir, o consórcio como um todo", relatou Ricardo Pernambuco no depoimento transcrito e anexado aos autos. O procurador, então, perguntou-lhe sobre o que especificamente havia sido combinado, ao que ele respondeu: "A informação que eu tenho, é que ele não iria fazer o rebid [uma espécie de "relicitação"], pra isso ele iria receber um valor de 18 milhões de reais".

Os procuradores da Lava Jato estranharam o fato de a vencedora da licitação - no caso, a WTorre - não ter enviado representantes para o encontro que negociaria a redução no preço do empreendimento, em setembro de 2007, o que, segundo eles, reforçaria os relatos de Pernambuco. A OAS, por sua vez, "se fez presente" no encontro, representando o Novo Cenpes, e conseguiu o contrato por ter diminuído o valor de sua proposta, conforme consta no despacho assinado pelo juiz federal Sergio Moro, que conduz a Lava Jato na primeira instância, em Curitiba.

Ao expedir os mandados de condução coercitiva, Moro frisou que, "apesar de toda a recente polêmica sobre a medida", ela se trata de uma restrição à liberdade "muito momentânea, apenas para a tomada de depoimento". "Equipará-la à prisão é, nesse contexto, algo absolutamente inconsistente". escreveu.

Em nota, a WTorre negou as irregularidades, dizendo que não "recebeu nenhum valor referente a esta ou a qualquer outra obra pública", e que "segue à disposição das autoridades". A empreiteira ficou conhecida ter erguer grandes obras de entretenimento, como o estádio do Palmeiras (Allianz Parque) e o shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Confira a nota da WTorre na íntegra:

"A empresa não teve participação na obra de expansão do Centro de Pesquisas da Petrobras; que não recebeu ou pagou a agente público ou privado nenhum valor referente a esta ou a qualquer outra obra pública. O Grupo WTorre forneceu a documentação referente ao orçamento desta licitação que ainda se encontrava na empresa e segue à disposição das autoridades".

Veja Abril

Walter Torre, Licitação, Desistência, Operação Abismo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens