Terça-Feira 28/10/2025 02:00

Demos um respiro aos estados, diz Temer sobre renegociação da dívida

Brasil - Geral - Momento Difícil

Foto: Michel Temer (esq) e o governador Geraldo Alckmin (dir.) em evento em São Paulo (Reprodução/TV Globo)

Presidente em exercício disse que recebimento do dinheiro só foi adiado. Temer fez sua 1ª visita oficial a SP; 'mais viagens serão feitas em agosto'.

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), afirmou na manhã desta segunda-feira (4), em São Paulo, que o recebimento do dinheiro devido pelos estados à União só foi adiado.

Ele mencionou o encontro com os governadores para a renegociação das dívidas dos estados com a União. "Não se pode culpar a União de abrir mão dos recursos", afirmou. "Nós demos, entre aspas, um respiro fundamental para os estados brasileiros".

Ele participou da abertura do Global Abribusiness Forum 2016, um seminário internacional de agronegócio em um hotel no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Essa foi a primeira visita oficial de Temer ao estado. Ele afirmou que deve viajar mais a partir de agosto, quando o processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff tiver sido votado em definitivo no Senado.

"Logo depois de agosto eu mesmo pretendo viajar para vários países para incentivar o investimento estrangeiro no brasil em parceria com agronegócio, indústria e comércio.
Devo até registrar que muitos investidores estrangeiros ainda estão esperando um mês, um mês e meio para investir no país com muita força. O que precisamos no país é reestabelecer a confiança", afirmou.

Ainda procurando detalhar medidas adotadas pelo governo federal, Temer comentou o aumento de R$ 58 bilhões para o funcionalismo aprovado pelo Congresso em junho com o aval do governo.

Ele afirmou que o valor será diluído em quatro anos e que o reajuste já tinha sido aprovado anteriormente. Não dar o aumento seria uma coisa "politicamente desastrosa para o governo e para o país", disse.

"Os movimentos políticos certa e seguramente motivariam aqueles que viriam cobrar o acordo firmado", afirmou. Ainda segundo Temer, o reajuste já estava previsto no Orçamento para este ano. "Estamos num sistema de muita contenção", concluiu

O presidente em exercício também afirmou que primeiro direito social é o emprego e que enquanto "houver extrema pobreza, os programas sociais vão continuar", mas os empregos são o que importam.

"O país precisa é de uma pacificação nacional, de uma reunificação nacional, da interação entre o empresário e o trabalhador porque o primeiro programa social que deve ser levado adiante, o primeiro dos direitos sociais é o direito ao emprego. É claro que nós, um país multifacetado economicamente, nós temos ricos, médios, pobres e a extrema pobreza. É claro que enquanto houver extrema pobreza você precisa de Direitos sociais mais assentados como o Bolsa Família, Minha Casa minha Vida e outros programas que ainda devem permanecer e subsistir.  Mas não há dúvida que há nada mais indigno para um indivíduo do que o desemprego. Ele sente se não participante da cidadania e um dos preceitos fundamentais da Constituição é o que determina que a política governamental leve em conta a dignidade da pessoa. E nada mais indigno do que aquele que está desempregado", afirmou.

Temer também afirmou que enfrentou dificuldades para montar seu governo e que "Deus os ajudou" ao escolher uma boa equipe econômica.

"Eu confesso que apanhei o Brasil em um momento difícil. Os senhores sabem quantas dificuldades nós enfrentamos e estamos enfrentando. E apesar disso, falava agora com o ministro Blairo Maggi,  que no prazo de seis, sete dias, que foi o prazo o que antecedeu a admissibilidade do impedimento pelo Senado Federal é que nós constituímos um governo. Eu acho que Deus nos ajudou porque nós montamos uma equipe econômica, que penso eu, muito tempo não se via no Brasil. E escolhemos um ministro da agricultura aplaudido por todo o setor ", disse Temer.

O presidente em exercício falou sobre sua relação com o estado de São Paulo ao lembrar que quando seus pais vieram para o Brasil adquiriram uma pequena fazenda na cidade de Tietê, no interior paulista.

"Eu posso dizer, sem medo de errar, que devo minha posição hoje de presidente da República  em exercício à agricultura brasileira", afirmou Temer, referindo se aos recursos obtidos pelos seus pais para a formação dos filhos.

Temer ficou ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), durante todo o evento. "Estamos felizes de São Paulo sediar esse importante evento e pela presença do Temer", disse o tucano.

O governador manifestou seu apoio ao presidente em exercício. "O destino colocou sobre suas mãos esse grande desafio de retomarmos a primavera da democracia, do desenvolvimento e da paz. Conte conosco ", disse para Temer

Representantes de 46 entidades do agronegócio no Brasil também divulgaram manifesto de confiança no governo Temer.

"O agronegócio brasileiro reunido por ocasião do Global Agribusiness Forum (GAF) reafirma sua confiança na nova etapa de gestão do nosso país, sob o comando do presidente Michel Temer [...] Certamente, as reformas de caráter estrutural são o maior desafio para a nossa sociedade. Mudanças profundas do nosso modelo de desenvolvimento forçarão os brasileiros a se engajarem na redefinição de prioridades a fim de ajustarmos distorções e privilégios recorrentemente disfarçados de direitos adquiridos", diz o texto.

O evento contou ainda com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; além dos ministros da Agricultura, Blairo Maggi; das Relações Exteriores, José Serra; e de Minas e Energia, Fernando Bezerra.

G1

Michel Temer, Dívida, Renegocição

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens