Sábado 11/10/2025 16:19

BC vê em 2016 novo estouro da meta de inflação e 'tombo' de 3,3% no PIB

Brasil - Economia - Novo Estouro

Foto: Arquivo

O Banco Central estimou, nesta terça-feira (28), que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - a inflação oficial do país - deve ficar próximo de 7% neste ano. Com isso, deverá ficar, pelo segundo ano seguido, acima do teto de 6,5% determinado pelo sistema de metas de inflação brasileiro. Em 2015, a inflação somou 10,67%, a maior taxa desde 2002.

Por meio do relatório de inflação, a autoridade monetária projetou também que, em 2017, a inflação ficará entre 4,7% e 5,5% - ficando, deste modo, abaixo do teto de 6% do sistema de metas fixado para aquele ano, mas não atingindo, ainda, o objetivo central de 4,5%.

Já os economistas do mercado financeiro preveem uma inflação de 7,29% para 2016 e de 5,5% para o ano que vem. Em março deste ano, na última previsão feita pelo BC, a estimativa era de que o IPCA ficasse entre 6,6% e 6,9% neste ano, e de 4,9% a 5,4% em 2017.

Produto Interno Bruto

No relatório de inflação do primeiro trimestre deste ano, divulgado nesta quinta-feira (31), o BC prevê ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) deve "encolher" 3,3% em 2016. Em março, a estimativa era de uma queda maior, de 3,5%.

Se confirmado este cenário, será a segunda retração seguida da economia brasileira, que já despencou 3,8% no ano passado - a maior queda em 25 anos. Dois anos seguidos de recuo do PIB não acontecem desde o início da série histórica do IBGE - em 1948.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos dentro do país, e serve para medir o comportamento da atividade econômica. De acordo com dados oficiais, a economia brasileira já está em recessão técnica. Para este ano, o mercado financeiro estima uma contração de 3,44% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Recentemente, o IBGE informou que o PIB brasileiro teve queda de 0,3% em comparação com os três meses anteriores. Foi a quinta queda trimestral seguida do PIB brasileiro. Apesar da contração, o resultado veio melhor do que a expectativa dos economistas.

"O ciclo contracionista repercute incertezas econômicas com impacto sobre as expectativas dos agentes econômicos e suas decisões de consumo e investimento. Esse ambiente foi intensificado pelo cenário de incertezas também derivadas de eventos não econômicos", avaliou o BC.

Acrescentou, porém, que devem ser consideradas "expectativas preliminares" de retomada gradual da atividade, em ambiente de recuperação dos indicadores de confiança e de estabilização de indicadores de produção, no setor industrial, e "redução do impacto negativo de eventos não econômicos" (como a Lava Jato) sobre a atividade.

BC com novo comando

Esse foi o primeiro documento divulgado com a assinatura do novo presidente do BC. Alexandre Tombini cedeu o comando do BC para Ilan Goldfajn, nomeado pelo presidente em exercício Michel Temer, na esteira do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Goldfajn chegou falando grosso sobre a inflação. Em sua sabatina no Senado Federal, no começo do mês, disse querer "cumprir plenamente a meta de inflação estabelecida pelo CMN, mirando o seu ponto central" - algo que não acontece desde 2009.

O principal instrumento do BC para tentar conter as pressões inflacionárias é a taxa básica de juros da economia brasileira, que serve de referência para o mercado financeiro. Em 14,25% ao ano, a taxa Selic está no maior patamar em 10 anos e, também, em um dos níveis mais elevados do planeta em termos reais (após o abatimento da inflação prevista para os próximos doze meses).

Probabilidade de estouro da meta de inflação

Segundo informou o Banco Central no relatório de inflação divulgado nesta terça-feira (28), a probabilidade de a inflação ficar acima do teto de 6,5% neste ano é de 69% a 72%. Ou seja, a possibilidade maior é de que a meta de inflação seja mesmo descumprida neste ano. Para 2017, a probabilidade de estouro da meta de inflação é de 18% a 35%.

Quando a inflação fica mais alta do que o teto de 6,5% do sistema de metas brasileiro, os dirigentes do BC não são demitidos. O presidente do Banco Central apenas precisa escrever uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando as razões que motivaram o "estouro" da meta formal - como aconteceu no início deste ano.

Componentes do PIB

Sobre os componentes do PIB, o BC informou que sua estimativa do BC é de uma retração de 1,1% para a produção agropecuária neste ano, contra a estimativa anterior, feita em março, de um aumento de 0,2%. No ano passado, houve uma expansão de 1,8%.

Já a indústria deverá ter uma queda de 4,6% em 2016, contra uma contração de estimada, anteriormente, em 5,8%. Em 2015, foi registrada um "encolhimento" de 6,2% na indústria. "A melhora reflete o desempenho acima do esperado para o setor no primeiro trimestre
e a evolução de indicadores coincidentes no segundo trimestre", informou.

Para a indústria de transformação, a previsão da autoridade monetária é de um "encolhimento" de 6,1% em 2016, contra a previsão anterior de uma retração de 8% - e após o tombo de 9,7% no ano passado. Já a construção civil deverá registrar, segundo a autoridade monetária, uma retração de 5,5% neste ano, contra a expectativa anterior de uma queda de 5%. No ano passado, o tombo foi de 7,6%.

Ao mesmo tempo, o setor de serviços deverá registrar contração de 2,4% neste ano - mesma previsão de março - contra um recuo de 2,7% em 2015. O comércio, por sua vez, tem queda estimada pelo BC em 6,5% em 2016 (contra previsão de uma queda de 7% em março). No ano passado, o setor teve retração de 8,9%.

Ainda de acordo com o Banco Central, pelo lado da demanda, o consumo das famílias deverá recuar 4% em 2016, contra a estimativa anterior de uma queda de 3,3%. Em 2015, a demanda teve retração de 4%. Já a chamada "formação bruta de capital fixo" - a taxa de investimentos - deverá ter retração de 11,6% em 2016 (previsão anterior era de uma queda de 13%), contra um recuo de 14,1% em 2015.

Correio do Estado

Banco Central, Inflação, Estouro, PIB

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens