Segunda-Feira 13/10/2025 04:47

Representando o maior evento esportivo do mundo, tocha olímpica percorre 40 km com 156 revezadores

Estado - Esporte - Tocha Olímpica

Foto:Divulgação

Símbolo do ritual que remete aos Jogos Olímpicos iniciados na Grécia Antiga, a tocha olímpica percorreu ontem (25), 40 quilômetros na Capital sul-mato-grossense. Os Jogos 2016 que serão realizados a partir do mês de agosto no Rio de Janeiro, é o maior evento esportivo do mundo e símbolo de paz e união entre os povos.

“O fogo olímpico é muito importante porque simboliza a paz e a união, e o esporte agrega as pessoas, a amizade entre elas. Além disso, nesse momento Mato Grosso do Sul está sendo inserido dentro dos Jogos Olímpicos  e estamos torcendo para que seja um evento belíssimo e que mostre para o mundo o que é o Brasil e o seu povo. A passagem da Chama além de nos emocionar, faz  propaganda do nosso Estado para todo o mundo”, disse o secretário de Estado de Administração, Carlos Alberto de Assis, que acompanhou o percurso da tocha em Campo Grande.

O revezamento teve início às 13h20, partiu da Base Aérea e a primeira a conduzir a tocha foi a personal trainner e gestora de projetos sociais, Sabrina Basíllio, que considerou o momento histórico. “É um momento que vou levar para o resto da minha vida, não tenho palavras para descrever”.

Os 40 quilômetros percorridos pela tocha passaram pela avenida Duque de Caxias, rua dos Andradas, avenida Júlio de Castilhos, rua Cândido Mariano, rua Alan Kardec, rua João Rosa Pires, Praça das Araras, avenida Duque de Caxias, avenida Afonso Pena, rua 13 de Maio, rua 15 de Novembro, avenida Calógeras, avenida Costa e Silva e o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).  A partir do Campus, a chama percorreu o trajeto de ônibus, partindo da rua Spipe Calarge, avenida Eduardo Eliaz Zahran, rua Rui Barbosa, rua Dr. Aníbal, rua 14 de Julho, avenida Mato Grosso, Pedro Celestino, rua Maracaju, rua 13 de Maio, rua Barão do Rio Branco, rua Arthur Jorge, prefeitura de Campo Grande, avenida Afonso Pena, rua Bahia, avenida Mato Grosso, rua Ceará, rua Euclides da Cunha, Rio Grande do Sul, Afonso Pena, culminando no Parque das Nações Indígenas.

Segundo a organização da logística do evento ao todo foram 156 condutores, entre eles João Otávio Leal, estudante do ensino médio, do município de Paranaíba, que percorreu o trecho da rua Saldanha Marinho. Segundo Sânia Leal, mãe de João, ele venceu um concurso promovido por uma indústria automobilística. “Ele tirou o primeiro lugar na redação que aconteceu no Brasil inteiro e não medimos esforços para trazê-lo para cá hoje e fazer parte desse momento que tanto nos orgulha. Apesar do momento que atravessamos na economia e na política, não podemos deixar a `peteca cair`. Temos que continuar acreditando no nosso País, prosseguir com nossa autoestima. O fato de estarmos atravessando este momento, não significa que não devemos participar e engradecer a Olimpíada, que é um momento único”.

João Otávio demonstrou sua satisfação em representar seu Estado e sua cidade durante a condução da tocha. “Estou muito feliz e gostaria muito de ver um jogo, mas isso não será possível, terei que me contentar em ver pela tv. Mas só de ter essa oportunidade foi fantástico. Sempre gostei de esportes e pratico desde os 5 anos”. Sobre o tema da redação, João foi sucinto. “Contei a minha trajetória no esporte e o quanto é importante para mim”.

O ápice do percurso da Chama Olímpica aconteceu no Parque das Nações Indígenas, por volta das  19h15, onde o índio, estudante de medicina veterinária, Vanilson Farias Francisco, realizou o trajeto em uma canoa. Em seguida, a tocha foi entregue ao atleta José Luís Barbosa, campeão mundial indoor dos 800 metros rasos nos Estados Unidos e medalha de prata mundial de pista coberta na Hungria. `Zequinha Barbosa`, como é conhecido o atleta, acendeu a pira olímpica, ás 19h27, sendo o último condutor da tocha na Capital.

Notícias MS/RMC

Evento Esportivo, Tocha Olímpica, Revezamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens