Quarta-Feira 03/09/2025 11:58

Festival de Inverno de Bonito aposta na pluralidade de atrações para cativar o público em 2016

Eventos - Festival de Inverno

Foto:Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja lançou oficialmente, nesta sexta-feira (24), a 16ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FIB), no auditório da governadoria. Com uma programação diversa e plural para todos os tipos de público, o festival cultural mais tradicional de Mato Grosso do Sul vai acontecer de 28 a 31 de julho e promete surpreender a plateia com um universo híbrido.

As atrações vão desde artistas regionais de várias gerações e espetáculos nacionais já consagrados, até debates, oficinas, exposições, peças teatrais, dança, circo e filmes focados na infância e atividades para a juventude. O FIB possibilitará repensar o passado, projetar o futuro e mergulhar na cultura do estado de Mato Grosso do Sul.

Durante o lançamento estiveram presentes o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, a presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Andréa Freire, o presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nelson Cintra, e o prefeito de Bonito, Leleco Brito, além dos superintendentes do Estado e outras autoridades.

Em 2016, o Festival de Inverno de Bonito terá em sua programação 83 atividades em várias áreas, sendo 62 realizadas por artistas locais e 21 por nacionais. Ao todo serão 410 pessoas envolvidas nas apresentações artísticas, sendo 311 de MS e 99 de fora doEestado, entre artistas e equipe técnica.

Para o governador Reinaldo Azambuja este número só enriquece os talentos do Mato Grosso do Sul. “Para nós é um orgulho, este festival estimula nossos talentos nos diversos setores da economia, valorizando nossa arte, desde o teatro, música, dança, cinema e outras artes que estão despertando nossa cultura. Fico feliz em darmos continuidade com esse festival que é uma marca registrada para todo o MS”, comentou o governador.

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Renato Roscoe, destacou a importância de manter vivo o festival, mesmo em meio a dificuldades econômicas.  “Com todos os desafios em tempos de crise, manter o festival com a qualidade que ainda carrega é uma satisfação. Além disso, resgatar a participação local de nossos artistas junto ao município de Bonito, junto às fundações de Turismo, de Cultura e de Ciência e Tecnologia é uma ação que merece sua valorização. Em nome da Sectei parabenizo aqui toda equipe”, disse Renato Roscoe.

O prefeito de Bonito, Leleco Brito, lembrou que o FIB foi construído ao longo de muitos anos e somente com muita parceria se consolidou: “Acredito que o Festival de Inverno de Bonito é o ápice de nosso turismo e se consolidou ao longo de muito trabalho de administrações estaduais e municipais. Não tenham dúvida que Bonito é uma cidade exigente e que vamos cobrar cada vez mais o investimento e a participação do Estado, para levarmos o nome do MS para o Brasil e para o mundo”, falou Leleco.

Entre as dezenas de atrações da programação, destaque para os homenageados Geraldo Roca e Paulo Boggiani. O compositor Geraldo Roca foi um dos mais importantes do estado e sua obra reflete o jeito de ser sul-mato-grossense. Para relembrar suas canções, haverá um tributo em sua homenagem, com artistas de MS de várias gerações no show “Uma Pra Estrada”, dirigido por seu amigo e parceiro Paulo Simões. Já o geólogo Paulo Boggiani recebe merecida homenagem nesta edição do festival pela contribuição fundamental para o desenvolvimento de Bonito, já que o professor do Instituto de Geociências da USP desenvolveu pesquisas pioneiras sobre a geologia da Serra da Bodoquena e Corumbá. Coordenou o primeiro curso de formação de guias de turismo em Bonito, em 1983, e o plano de manejo das grutas do Lago Azul e Nossa Senhora Aparecida.

Outra personalidade de MS que terá destaque na programação do FIB 2016 é o artista plástico Humberto Espíndola. O campo-grandense completou 50 anos de trajetória artística em 2015 e cinco décadas de Bovinocultura em 2017. Para comemorar a carreira e a obra primorosa de Humberto, o festival contempla o público com a exposição “A Divisão de Mato Grosso – Quadro a Quadro”. São oito quadros pintados por Humberto em 1978, ano da implantação do Novo Estado, onde o artista traduz e sintetiza plasticamente a história da Divisão. Haverá ainda a oficina “Relendo a Obra de Humberto Espíndola” onde os participantes irão fazer suas próprias interpretações dos quadros do artista.

Na música, misturam-se artistas de Mato Grosso do Sul com convidados de outros estados brasileiros. Destaque para a soberana Elza Soares, que do alto dos seus mais de 60 anos de serviços prestados a cultura brasileira, vem ao festival comandar um dos shows mais premiados do cenário musical do país, “A Mulher do Fim do Mundo”. Destaque também para o turbinados Nação Zumbi. A banda relembra o Afrociberdelia, último disco gravado com o general Chico Science há 20 anos que pôs Pernambuco no mapa da música brasileira nos anos 1990. São várias as tendências musicais presentes este ano no FIB, desde o sertanejo pop fronteiriço do quarteto feminino Barra da Saia, até o instrumental refinado dos gaúchos Renato Borghetti e Yamandu Costa. Mas a diversidade e a qualidade também estão presentes nas atrações de MS, desde a banda Curimba, passando pelo O Santo Chico, até os regionalistas universais Leo Goiano e Girsel da Viola, a Orquestra Filarmônica Jovem do Pantanal e os músicos foliões da Orquestra Vai Quem Vem.

O FIB também contempla a estética contemporânea do teatro, do circo e da dança, reveladora da riqueza cultural, do potencial criativo dos artistas brasileiros e das expressões da cultura popular do Mato Grosso do Sul. Algumas atrações foram criadas sob medida para o FIB. É o caso de “Poropopó Varietê” que reúne integrantes dos grupos Circo do Mato, Circo Le Chapeau e Cia Simbiose especialmente para o festival. Vale o enfoque sensível de algumas peças como o musical “Gaia A Mãe Natureza”, um misto de commedia dell’arte, da contação de história, da palhaçaria clássica e de técnicas circenses, e “Uma Moça da Cidade”, que conta a saga de uma jovem do interior que se aventura na cidade grande em busca de seus sonhos e amores.

O público vai poder conferir a fraternal “Dança Circular” onde todos formaram uma grande roda para uma vivência artística reveladora e surpreendente comandada pelas campo-grandenses Roberta Siqueira e Franciella Cavalheri. Será possível conferir o espetáculo de dança “Cidade”, dos veteranos do Núcleo OMSTRAB (SP). Muito esperado também o inusitado e cativante espetáculo paulistano “Um Café da Manhã”, baseado em acrobacias aéreas com a dupla Ana Coll e Kadu Mendes. A peça “Vila Tarsila”, que revisita a infância da célebre artista plástica, é outro ponto alto da programação do FIB 2016.

O festival também terá uma mostra de cinema que revela a infância e o seu meio ambiente, com produções audiovisuais focadas na cultura da criança e sua relação com o meio em que transita. Estão programados os seguintes filmes: “A Poeira/MS”, “Cordilheira de Amoras II/MS”, “Escola das águas: O desafio pantaneiro/SP”; “Nham-Nham: A criatura/MS”, “Mitã/MS”, “O menino e o mundo/SP” (concorrente do Oscar em 2016 na categoria animação); “A Princesa Pantaneira/MS” e “O Menino no Espelho/SP”. No domingo (31.07), haverá uma mesa redonda (A Criança e Seu Meio Ambiente no Cinema) com os diretores dos curtas-metragens produzidos em MS.

Haverá ainda um leque de atividades para quem está iniciando ou desenvolvendo formação em artes ou busca ter uma experimentação rica, desde oficinas com técnicas circenses para crianças e adolescentes; contação de histórias para professores, arte educadores, estudantes de teatro e guias de turismo; dança de rua para bailarinos adolescentes e jovens; artes plásticas para crianças; audiovisual e protagonismo juvenil para skatistas a partir de 14 anos, em que a prática esportiva será ensinada e estimulado a produção de vídeos específicos para este universo do skate.

A reflexão conjunta também será vivenciada no FIB. Destaque para o debate em torno da cultura, turismo e empreendedorismo na mesa redonda “Território, Protagonismo e Inovação” debatedores Allemberg Quindins e o homenageado Paulo Boggiani. O objetivo é diagnosticar as fronteiras contemporâneas de estudos existentes e que ofereça subsídio para ações de governos, comunidades e empresas privadas que atuam nesses segmentos.

O Festival de Inverno de Bonito é uma realização do governo do estado de Mato Grosso do Sul, Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de MS), Fundtur (Fundação de Turismo de MS), FCMS (Fundação de Cultura de MS) e Prefeitura de Bonito.

Notícias MS/RMC

Pluralidade, Atrações, Público

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens