Sexta-Feira 11/07/2025 13:27

Estudantes ladarenses fazem uma “viagem” pela vida de João Lisboa de Macêdo

Geral - Viagem

Foto:Divulgação

O poeta ladarense João Lisboa de Macêdo, conhecido por ser apaixonado pela Pérola do Pantanal, foi homenageado na noite desta terça-feira, 21 de junho. O sarau, que reuniu familiares, amigos e alunos da Escola estadual 02 de Setembro, idealizadores do projeto, aconteceu na Casa da Cultura, localizada na Avenida 14 de Março.

Figura consagrada no município, o ladarense fervoroso João Lisboa de Macêdo, nascido em 23 de junho, de 1926, deixou um belo legado de seus feitos reconhecidos por toda população da Pérola do Pantanal. Através de seus estudos disponibilizou um levantamento oficial dos dados históricos de Ladário com o intuito de fomentar a pesquisa sobre a região.

E todo esse trabalho foi colocado exposto, por meio de cartazes, livros de receitas e até mesmo poesias e músicas durante as apresentações realizadas pelos estudantes, que levaram sopa paraguaia para o público, que foi intitulada uma de suas principais obras.

A aluna Luana Almeida, do 1° ano do Ensino Médio, todo esse desafio, como ela chama, foi uma verdadeira viagem no mundo do escritor que tanto fez pela Pérola do Pantanal.

“Foi muito bom. Aprendi muita coisa, como os valores culturais de uma terra pequena, que parecia tão grande na obra do João Lisboa de Macedo. Identifiquei-me mais com a obra -Sopa Paraguai-, que mostra todo um ritual, tradição da nossa região, retratada em sua obra”, contou Luana.

Para o prefeito José Antonio Assad e Faria, que participou do evento, o Sarau demonstra a importância de se manter viva ainda a cultura da cidade, em um local que foi recentemente entregue pela administração, que tem essa finalidade.

“Destaco a importância de uma comunidade escolar em buscar em resgatar uma figura tão importante para a nossa cidade, parabéns a todos vocês. São atos desta natureza que nos orgulham, pois estamos preservando aquilo que nos é tão caro, a cultura, dentro de um espaço feito para isso, para que todas as manifestações se proponham em manifestar cultura e tenham aqui a sua casa. Vocês educam e engradecem a nossa cidade”, disse o prefeito.  

Explicando a ideia do projeto, a diretora da Escola estadual 02 de Setembro, Ana Maria de Arruda Braga, revelou que todos os alunos se envolveram em pesquisas e entrevistas feitas com parentes do escritor J.L de Macedo.

“Fomos a campo e eles aproveitaram ao máximo. Temos a intensão de demonstrar essa cultura do nosso município, retratada em obras importantes, que trazem a história da nossa cidade. Além disso, ao mesmo tempo, fomentamos ainda mais a pratica da leitura, através de suas obras, junto aos nossos alunos, ajudando no desenvolvimento da sala de aula. Essa viagem da literatura foi encarada de forma espetacular para os alunos e também nós professores”, contou Ana Maria.

Além disso, parentes como  filhos, netos e irmãos também fizeram as suas homenagens. Com poesias e versos, o poeta foi lembrado não apenas pelo seu trabalho, mas também como pai e esposo.

“Fico feliz em participar dessa homenagem. Tenho certeza que tudo isso é merecido pela dedicação que ele tinha por nossa cidade. Realmente ele amava a nossa cidade, e isso herdei dele, pois defendo a nossa Ladário, onde quer que seja ou esteja. A nossa cultura é muito rica”, falou emocionada a filha Zildelene Ramos de Macêdo Rodrigues.

João Lisboa de Macedo

João Lisboa de Macedo notabilizou-se como poeta, escritor, jornalista e político ladarense. Fundou o Jornal Ladarense , que trazia como Slogan “Jornal é a ata da sessão permanente da vida de um povo”. Na academia corumbaense de Letras ocupou a cadeira número 35.

Autor de quatro obras, sendo elas – Sopa Paraguaia- Maria Fulgencia- Cristo Filho de Deus – Jesus Filho do Homem.

Prefeitura de Ladário/RMC

Estudantes, Viagem, Dedicação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens