Terça-Feira 28/10/2025 23:43

Leviandade não pode permanecer, diz Temer sobre Machado

Brasil - Ações Públicas - Presidente da República

Foto: Divulgação 

O presidente em exercício Michel Temer (PMDB) fez um pronunciamento na manhã desta quinta-feira (16) negando qualquer envolvimento com os eventos relatados pela delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

"Esta leviandade não pode permanecer", disse Temer. "Alguém que teria cometido aquele delito irresponsável que o cidadão Machado apontou, não teria condições de presidir o país." 

Temer afirmou que denúncias como essa colocam em risco a "seriedade extraordinária" com a qual o governo toca os ajustes econonômicos no país.

Foram citadas medidas como a redução de ministérios e cargos comissionados, a retomada da relação com o Congresso Nacional e a aprovação recente do novo plano fiscal que controla gastos públicos. 

O presidente disse ainda que não vai tolerar afirmações semelhantes e prometeu retomar discursos sempre que for acusado para contestar atos "mal feitos".

"No instante em que estamos fazendo um esforço extraodinário, com o apoio da maioria do povo brasileiro, surge um fato que pretende nos embaraçar", disse Temer. "Nada embaraçará nossa missão de fazer com que, nesse período que estamos à frente da presidência da República, deixemos de trabalhar em prol do Brasil e do povo brasileiro."

Temer chegou a se manifestar no início da noite desta quarta-feira (16) através de nota oficial. Além de classificar sua relação com Machado como meramente "formal e sem nenhuma proximidade", fez questão de ressaltar que sempre agiu em conformidade com as leis eleitorais para busca de recursos.

"Em toda sua vida pública, o presidente em exercício Michel Temer sempre respeitou estritamente os limites legais para buscar recursos para campanhas eleitorais", diz o texto. "Jamais permitiu arrecadação fora dos ditames da lei, seja para si, para o partido e, muito menos, para outros candidatos que, eventualmente, apoiou em disputas."

Curioso lembrar que, em maio, Temer foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) por doações de campanha acima do limite legal. O presidente em exercício está inelegível pelos próximos oito anos.

A DELAÇÃO

Em delação tornada pública ontem (15), o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado envolveu o presidente em exercício e mais de 20 políticos em no esquema de propinas da estatal.

Segundo Machado, havia uma operação de captação de recursos ilícitos para abastecer a campanha do então candidato peemedebista Gabriel Chalita para a Prefeitura de São Paulo, em 2012. 

"O contexto da conversa deixava claro que o que Michel Temer estava ajustando com o depoente era que este solicitasse recursos ilícitos das empresas que tinham contratos com a Transpetro na forma de doação oficial para a campanha de Chalita", revelou Machado à Procuradoria-Geral da República.

O repasse teria sido autorizado por Temer e do senador Valdir Raupp (PMDB-RR) em nome da empreiteira Queiroz Galvão.

Exame /PH

Michel Temer, Política, Impeachment, Presidência, Brasil,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens