Sexta-Feira 11/07/2025 14:02

Casa da Cultura é inaugurada em Ladário e difundirá as tradições do município

Cultura - Inauguração

Foto:Divulgação

Em 1936, Agemor Radiche fundou o primeiro cinema de Ladário. Localizado na antiga Rua do Portão, o local funcionava sob a coordenação de Jarbas Pirato.

A nova atração do município considerada como uma das mais modernas existentes na época, na região pantaneira passou a ser monitorada pela Marinha do Brasil em 1962, e a partir deste ano ganhou o nome de Cine Marinha.

O prédio, considerado histórico na cidade funcionou como Cinema até 1972. Curiosamente, conta-se que naquela época o local era utilizado para brincadeiras de crianças, em horário de sessão, também foi palco de grandes romances.

Após anos sem utilização, em 2009 quando assumiu a prefeitura pela primeira vez, o prefeito José Antonio Assad e Faria abriu as novamente as portas do antigo Cine Ladário e utilizou o espaço para a realização de eventos, exposições culturais, palestras e cursos desenvolvidos pela administração municipal.

Na Pré Conferência de Cultura de 2013 foi reivindicado pelos artistas um espaço especifico para a divulgação do trabalho.

Em 2016, o Prefeito José Antonio imaginou que aquele local poderia ser transformado numa casa que abrigasse toda produção cultural do município, criando assim em Ladário uma instituição especifica para difundir a riqueza e o talento dos artistas ladarenses.

E nesta terça-feira, 07 de junho, a idealização foi realizada com sucesso pelo município por meio da Fundação de Cultura em parceria com a Marinha do Brasil em comemoração aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo.

“Não é possível falar deste espaço sem lembrar a Heloisa Hurt, pois foi ela quem voltou os nossos olhos para este lugar que a partir de hoje acolherá a nossa Casa da Cultura. É preciso que todos tenham amor por este lugar que é de todos os ladarenses e principalmente da nossa cultura, dos nossos costumes e dos nossos artistas”, enfatizou o prefeito, José Antonio Assad e Faria.

Na ocasião ele ainda agradeceu o empenho da Diretora Presidente da Fundação de Cultura, “quero parabenizar e reconhecer o trabalho da nossa grande Wanessa pelo empenho e dedicação em se desenvolver este projeto que hoje se transformou em realidade, ajudando a difundir a cultura e a tradição da nossa cidade”, afirmou.

A Casa da Cultura é um espaço voltado para a classe cultural, moradores e turistas que passeiam por Ladário. No espaço também funcionará a sede da Fundação de Cultura. “Os nossos artistas são os nossos protagonistas e a eles eu tenho que agradecer. Nós estamos trabalhando juntos para que a nossa cidade ganhe cada vez mais visibilidade e notoriedade na cultura nacional. Atualmente já cumprimos quatro metas do Plano Nacional de Cultura e isso já é a consequência da evolução positiva de Ladário. A equipe da Fundação de Cultura transferiu sua sede para o mesmo local com o intuito de facilitar o atendimento aos artistas e também aos turistas e visitantes que irão vir conhecer o local”, disse a Diretora Presidente da Fundação de Cultura, Wanessa Rodrigues.

O prédio que foi todo revitalizado pelos militares da Marinha do Brasil em comemoração aos 151 anos da Batalha Naval do Riachuelo, abrigará exposições, artesanatos, artes plásticas, livros de autores ladarenses, entre outras opções de entretenimento. “Trouxe meu artesanato para expor com muita alegria, esta casa será a morada dos artistas e veio em boa hora para nós”, comemorou o artista ladarense, Sebastião Brandão.

Para o vereador Jorge José Pinto De Castro no ato representando o Poder Legislativo, a inauguração é um avanço no aspecto cultural do município, “parabenizo a todos esta realização, acompanhei o esforço para resgatar esse espaço que é importante para a história de Ladário e do Mato Grosso do Sul por ter sido o primeiro espaço de cinema da região. Nesses dias temos participado de eventos conjuntos em homenagem a Batalha Naval e nada melhor do que estarmos aqui hoje, resgatando o valor cultural desta área que a Marinha iniciou seus trabalhos em conjunto ao município almejando o bem estar dos munícipes”.

A inauguração contou com apresentações culturais dos artistas da terra, a apresentação do curta metragem: Nos Trilhos do Trem Fantasma, do Projeto Semear que levou a leveza da dança e a sonoridade da música boa ao público, bem como a exposição de artesanatos, fotografias, artes plásticas e degustação de comidas típicas.

“É a primeira vez que entro neste espaço e eu me senti em um filme onde em cada capitulo se conta um pouco da trajetória do município. Eu espero que a cultura tão bonita nascida aqui continue e se fortaleça ainda mais”, afirmou o estudante da Escola Estadual 02 de Setembro, Joneto Freitas. 

Prefeitura de Ladário/RMC

Casa da Cultura, Inaugurações, Tradições

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens