Quinta-Feira 03/07/2025 08:30

“Artesanato em bordado livre” é opção de trabalho e serve como terapia ocupacional a detentas

Segurança Pública - Ocupação Produtiva

Fotos: (Divulgação)

Reeducandas do Estabelecimento Penal “Luiz Pereira da Silva”, em Jateí, estão trabalhando com a produção de bordado em tecidos, o que tem garantido ocupação produtiva e servido como terapia às custodiadas. O trabalho se tornou possível graças às um curso de “Artesanato em Bordado Livre”, realizado gratuitamente, por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Conforme a diretora do presídio, Solange Pereira da Silva, com o aprendizado foi possível que as detentas produzam peças que serão expostas para a venda em feiras na cidade. “Além dos bordados, queremos realizar novos cursos para produzir outros tipos de artesanatos, também para serem comercializados e gerarem retorno financeiro a elas”, informa.

A diretora destaca que a qualificação teve como objetivo, além de agregar ao currículo uma capacitação profissional, proporcionar mecanismos que contribuam para o bem-estar das custodiadas. “O trabalho serve, também, como uma terapia, pois ajuda a desenvolver a paciência, a persistência e a disciplina”, ressalta.

Durante a capacitação, as internas puderam aprender pontos como hastes, corrente, cheio, margarida, folha, nó francês, caseado, palestina e atrás. “Elas aprenderam também a confeccionar toalhas de lavabo, pano de copa, fronha, toalha de mesa e sacola”, informa a instrutora do Senar, Lurdes Amaral Rocco.

Tatiane Michele dos Santos, 24 anos, foi uma das 15 reeducandas capacitadas e garante que o conhecimento adquirido irá contribuir para a sua ressocialização. “Acredito que dá para eu ganhar um dinheiro para reforçar o orçamento da minha família”, comenta. Outro fato importante, aponta a interna, é que o trabalho manual ajuda e diminuir a ansiedade, que é muito forte devido à situação de aprisionamento. “A gente fica mais calma enquanto está bordando, é uma boa distração, sem falar que ficamos muito felizes com as coisas bonitas que conseguimos produzir”, afirma.

De acordo com a responsável pelo Senar em Jateí, Érica Assunção, novos cursos estão programados para serem realizados no estabelecimento penal. A próxima capacitação será de produção de peças em fibra de bananeira, como bolsas e chapéus. O curso terá início ainda este mês.

Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, proporcionar ocupação produtiva às internas, através da qualificação profissional, reflete diretamente na redução dos índices de reincidência criminal, já que eleva as chances de inserção no mercado de trabalho. “E o Senar tem sido um importante parceiro nosso, pois constantemente oferece cursos de qualificação a custodiados do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

Notícias MS

Artesanato, Detentas, Trabalho, Terapia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,431
Euro 6,402
Franco suíço 6,846
Yuan 0,758
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens