Preço do petróleo ultrapassa US$ 50 o barril pela 1ª vez desde novembro
Mundo - Economia - Cotações
Foto> RIA-Novosti, Dmitry Astakhov/AP
Os preços do petróleo subiram acima de 50 dólares por barril nesta quinta-feira pela primeira vez desde novembro do ano passado, com sinais de abrandamento do excesso de oferta global que tem afetado o mercado há quase dois anos. O petróleo Brent subia 0,42 dólar, ou 0,84%, a 50,16 dólares por barril, perto das 10 horas, horário de Brasília.
As cotações do petróleo se recuperaram nas últimas semanas depois de uma série de interrupções na produção, principalmente devido a incêndios florestais no Canadá e instabilidade na Nigéria e Líbia. A redução dos estoques nos Estados Unidos também impulsionou o avanço.
Nesta quarta-feira, o Departamento de Energia dos Estados Unidos (DoE) informou que os estoques de petróleo bruto caíram 4,226 milhões de barris na semana encerrada em 20 de maio, para 537,068 milhões de barris. A queda superou a previsão de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam queda de 1,31 milhão de barris. Os estoques de petróleo bruto dos EUA são vistos pelos operadores como o principal indicador de oferta e demanda mundial da commodity.
"Os preços do petróleo continuam a melhorar desde o início do ano e o rompimento dos 50 dólares é um marco importante", afirmou Julian Jessop, analista do Capital Economics. Acima de 50 dólares o barril, o petróleo supera uma barreira psicológica que pode levar produtores, especialmente das empresas de xisto nos EUA, a reviver operações desativadas nos últimos anos.
Veja Abril
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão