Segunda-Feira 17/06/2024 02:54

Código de barras faz 30 anos no Brasil

Brasil - Tecnologia - Código de Barras

Década de 1980, chegava ao Brasil a tecnologia do código de barras. A primeira reação foi de resistência. Os sindicatos reclamavam da possibilidade de desemprego, os consumidores temiam ser trapaceados com a retirada das etiquetas de preços e até existia o temor de que o laser dos scanners fosse prejudicial à vista das pessoas. Trinta anos depois, o panorama é outro.

Os códigos de barras não só reduziram os custos do trabalho, aumentaram a eficiência de varejistas como também estabeleceram novos parâmetros para a relação entre as grandes lojas e o consumidor. Além de reduzir a possibilidade de cobrança indevida ao digitar o preço no caixa, os códigos trazem informações sobre a fabricação do produto e a validade.

Com o decreto que obriga a instalação de um leitor de código de barras a cada 15 metros nas áreas de consumo das lojas, o cliente também tem a possibilidade de comparar os preços de maneira mais ágil e precisa.

“O código de barras é a maneira mais objetiva do supermercado ou loja apontar o preço dos seus produtos, sem erro e sem margem de dúvida”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste).

No momento em que consulta o preço do produto nas leitoras, o Código de Defesa do Consumidor também obriga que o visor aponte informações básicas como o nome do produto e quantidade.

O código também protege o consumidor da confusão das mudanças de preços nas prateleiras. Quando há diferença entre o preço da etiqueta e o registrado no código, o estabelecimento deve cobrar o valor mais baixo. “Por algum erro, pode acontecer de ter uma discrepância nos preços. O consumidor deve consultar o registro do código na loja e exigir que seja cobrado o menor valor pelo produto”, alerta.

Indiretamente, a adoção da tecnologia codificada também trouxe mais segurança ao consumidor. Com maior controle logístico, o código diminui as chances de produtos vencidos no estoque e a checagem de dados de fabricação e sobre a cadeia daquele produto é mais simples.

“O código serve para que o varejista tenha total controle daquilo que entra e sai da sua loja. Com isso, o benefício se estende ao consumidor”, afirma o advogado especialista em Direito do Consumidor, Alexandre Roncatti.

Pedro Brodbeck/Gazeta do Povo/JE

tecnologia, código de barras, primeira reação, resistência, sindicatos, desemprego

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens