Quarta-Feira 15/10/2025 21:12

Conspiração oficial

Brasil - Geral - Processo de Impeachment

Foto> Andressa Anholete/AFP

Não foi o acaso nem as convicções pessoais que moveram o deputado Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara, na ação aparentemente amalucada que tentou anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Na manhã de segunda-feira, quando pôs sua assinatura no ato, Maranhão apenas cumpriu a sua parte numa trama. Uma trama articulada em parceria com o vice-líder do governo, deputado Sílvio Costa (PTdoB-PE), que envolveu uma oferta de proteção política e a promessa de uma vaga para o Senado nas próximas eleições.

A manobra para tentar livrar Dilma começou a ser costurada quando Maranhão assumiu o comando da Câmara no lugar de Eduardo Cunha. O vice, desconhecido, despreparado e enrolado com a Justiça, assumiu interinamente o posto, mas começou a sofrer pressões para renunciar e, com isso, permitir que se fizessem novas eleições para a Mesa Diretora. Alvo fácil, o deputado logo recebeu a solidariedade do líder do governo - e uma proposta: "Você não tem apoio de ninguém. Eles vão te derrubar. Se quiser, você terá o apoio político do governo, mas vai ter que deixar claro de que lado está. Você quer jogar com a oposição ou com o governo?", perguntou Sílvio Costa.

Olhos arregalados e visivelmente interessado, o presidente interino quis saber o que teria de fazer para conquistar a blindagem oferecida. O líder de Dilma então sacou o roteiro da conspiração para derrubar o processo de impeachment no Congresso. Para ter o apoio político do Planalto e permanecer no cargo, Maranhão teria, primeiro, que atacar Michel Temer, o sucessor de Dilma, dando andamento a um pedido de impeachment do vice. Depois, a parte mais importante: teria de tirar da gaveta um recurso impetrado pela Advocacia Geral da União (AGU) que pedia a anulação da sessão da Câmara que aprovou a abertura do processo de impeachment contra Dilma.

"Você terá o apoio político do governo se se comprometer a tocar essas duas coisas. Você topa?", questionou Costa. Maranhão comprometeu-se a liberar o pedido de impeachment de Temer e se comprometeu a estudar a possibilidade de acatar o pedido sobre o pedido de Dilma, uma decisão que precisaria de mais reflexão. "Me comprometo a analisar", disse o parlamentar, garantindo que voltaria a conversar em sigilo com Sílvio Costa na noite de domingo (8), Dia das Mães. Depois da conversa com Maranhão, Sílvio Costa acompanhou a presidente Dilma Rousseff em uma agenda oficial em Pernambuco na sexta-feira. Na viagem, a presidente foi informada de toda a operação que se desenhava.

A informação sobre o acordo com o Palácio do Planalto chegou rápido ao Palácio do Jaburu, bunker do vice-presidente Michel Temer, que ainda na sexta-feira destacou emissários para tentar conversar com o presidente da Câmara. Guardando segredo sobre o pacto, Waldir Maranhão chegou a conversar com Michel Temer, despistando o vice por telefone. Depois, viajou para o Maranhão onde se encontrou com o governador Flávio Dino. Era a parte final da bruxaria.

Para selar de vez o pacto, o deputado queria garantias sobre seu futuro político - e as recebeu. Caso se prestasse ao papel de coveiro do impeachment, ele ouviu do governador a promessa de que teria o apoio e a máquina do governo do estado para disputar uma das vagas do Senado em 2018. Era o que faltava para o indeciso parlamentar se convencer de vez.

No domingo, acompanhado pelo governador, ele embarcou para Brasília. Na capital, foi direto para a casa de Sílvio Costa. Entre goles de uísque e petiscos de uma tábua de frios improvisada de última hora, o vice interino acertou os últimos detalhes da operação que desencadearia na manhã seguinte. Maranhão ainda estava preocupado com as consequências do seu ato contra o impeachment, temia as reações da opinião pública, temia a reação do Congresso e temia, sobretudo, a postura do presidente do Senado, Renan Calheiros, diante da sua decisão.

Para conseguir dar segurança ao interino, Sílvio Costa ligou para José Eduardo Cardozo e o convidou para expor os "argumentos jurídicos" que embasariam a decisão do vice. "Eu disse ao Maranhão que queria que ele seguisse a Constituição e o regimento da Casa", explicou Cardozo.

A operação precisava ser mantida em segredo. Ainda no domingo, Silvio Costa soube que emissários de Michel Temer estavam de prontidão na entrada do prédio funcional de Maranhão. Para se esconder, o vice foi dormir no hotel Royal Tulip, o mesmo que o ex-presidente Lula costuma usar como escritório. Ele passou a noite no quarto acompanhado pelo deputado Márcio Junqueira (Pros), que foi encarregado de garantir que nenhum aliado de Temer conseguiria falar com o presidente.

Na manhã de segunda-feira, o primeiro telefonema do dia de Maranhão foi para Sílvio Costa. "Siva! Acabei de assinar. Está feito!". A vexatória conspirata que envolveu o advogado-geral da União, o líder do governo e contou com o aval da presidente Dilma Rousseff durou poucas horas.

Veja Abril

Impeachment, Dilma Rousseff, Waldir Maranhão

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens