Quarta-Feira 15/10/2025 07:04

Mantega e Coutinho usaram BNDES para pedir doações a campanha de Dilma, diz Odebrecht

Brasil - Corrupção - Operação Lava Jato

Foto> Ueslei Marcelino/Reuters

Em negociação para fechar um acordo de delação premiada, o ex-presidente da Odebrecht Marcelo Odrebrecht afirmou a procuradores da Lava Jato que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, cobravam à empreiteira doações para a campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014 por projetos financiados no exterior. A informação foi noticiada pelo jornal Folha de S. Paulo na edição deste domingo.

As declarações de Odebrecht foram dadas numa fase preliminar da colaboração premiada, que ainda não foi firmada com a Procuradoria-Geral da República. Preso há quase um ano, Odebrecht tenta o acordo para aliviar as suas penas. Ele já foi condenado a 19 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato.

Segundo a reportagem, Coutinho e Mantega pressionavam os empresários a se reunir com Edinho Silva, então tesoureiro da campanha de Dilma e hoje ministro da Comunicação Social, para que eles "continuassem a ser ajudados" pelo governo.

De acordo com as delações de executivos da Andrade Gutierrez, o PT cobrava 1% de propina de empréstimos concedidos pelo BNDES para projetos tocados no exterior. Os empresários da empreiteira, no entanto, haviam isentado o banco de fomento do esquema de corrupção.

O herdeiro da maior empreiteira do Brasil teria ainda confirmado que a presidente Dilma Rousseff deflagrou uma ofensiva para assegurar a libertação de empresários presos na Lava Jato. A arremetida envolveria nomear o ministro Marcelo Navarro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme havia sido relatado pelo senador Delcídio do Amaram (sem partido-MS) em sua delação.

A mulher do marqueteiro do PT João Santana, Mônica Moura, também já havia relatado aos procuradores da Lava Jato que Guido Mantega intermediava o pagamento de caixa 2 para a campanha de Dilma em 2014, segundo informações do jornal O Globo.

Procurados pela reportagem, Guido Mantega e Luciano Coutinho disseram que "nunca" trataram de doações para campanhas eleitorais. Em nota, o presidente do BNDES afirmou que "este tema jamais foi abordado durante qualquer contato com os executivos da Odebrecht ou de qualquer outra empresa" e que "os financiamentos para a exportação de bens e serviços de engenharia brasileiros em obras de infraestrutura obedecem a uma governança baseadas em órgãos colegiados".

Por meio do seu advogado, José Roberto Batochio, Mantega disse que "jamais tratou de assunto de campanha de quem quer que seja" e que "rechaça essa insinuação". "Como ministro da Fazenda, Mantega se ocupava de outras políticas públicas e, como membro do PT, jamais teve a incumbência de tratar de doações de campanha", disse o advogado.

Veja Abril

BNDES, Doações, Dilma Rousseff, Odebrecht

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens