Terça-Feira 14/10/2025 05:03

Setor de Serviços se destaca em março e MS fica na 5ª posição na geração de empregos no país

Estado - Geral - Ministério do Trabalho

Foto> Divulgação

Os últimos dados divulgados pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE), referentes a março 2016, indicam que foram gerados 187 empregos formais no Estado. A criação de novas vagas com carteira assinada deu-se nos setores de: Agropecuária (384 empregos a mais), Construção Civil (21 empregos a mais) e Serviços (784 empregos a mais). No acumulado dos últimos 12 meses, Mato Grosso do Sul apresenta uma destruição de 13.815 empregos formais. As informações estão na Carta de Conjuntura do Mercado de Trabalho, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade).

“Mato Grosso do Sul, mesmo nesse momento de crise, ainda é um destaque na geração de empregos. No mês de março, o Estado ficou na quinta posição no país. Tivemos um saldo positivo de 187 empregos, com destaque para o setor de serviços, que ainda tem mantido a sua demanda. Em termos regionais, ainda registramos um bom desempenho em Três Lagoas e em Corumba também houve uma melhor, por conta do comércio e da reabertura de uma empresa de Ferro Ligas”, avalia o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck. Ele acrescenta que “a crise nacional tem afetado todos os setores da economia”, sendo algumas áreas mais atingidas do que outras. “efetivamente a indústria e o comércio ainda precisam se recuperar e os cenários de curto prazo não sinalizam retorno, ainda que em alguns municipios haja recuperação”.

Jaime Verruck destaca ainda que a política pública da administração do governador Reinaldo Azambuja está focada na atração de investimentos e o não fechamento dos já existentes. “Temos uma expectativa de pequena melhora no mes de maio. Mas o número de vagas ao longo dos últimos 12 meses que deixaram de existir é significtivo e isso nos preocupa. Essas vagas tem de ser geradas pelo setor privado. Temos de dar condições para que esses setores tenham demanda e retomem seu potencial de geração de emprego”, finaliza.

Desempenho

Segundo as informações da Carta de Conjuntura da Semade, o Comércio de Mato Grosso do Sul, em Março de 2016, teve uma redução de 804 vagas, devido a destruição de vagas no Comércio Varejista foi de 639 vagas a menos e no Comércio Atacadista 168 vagas a menos. Na Indústria, houve redução de 195 postos de trabalho, em Março de 2016.

Os valores referentes à criação de novos postos de trabalho formais, de Janeiro a Março de 2015 e 2016, apresentam comportamentos diferenciados em alguns dos subsetores, referente à geração de novas vagas. Em geral, a melhoria dos resultados apontando para uma recuperação se comparado aos resultados de 2015. Os subsetores que tiveram maior capacidade de geração de empregos formais no acumulado de Janeiro a Março de 2016 foram: Agropecuária (1.048 novas vagas), Construção Civil (934 novas vagas), Comércio Atacadista (552 novas vagas) e Administração de imóveis (677 novas vagas).

O município de Três Lagoas apresentou melhor resultado com geração de 485 novos postos de trabalho, seguido Costa Rica, com 370 e, Chapadão do Sul com 290.

Notícias MS

Serviços, Destaque, Empregos, Trabalho, Desemprego

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens