Terça-Feira 04/11/2025 22:38

Quebrando pratos

Mundo - Alimentos - Itália

Foto: Divulgação 

"Col cibo non si scherza", com comida não se brinca, diz um ditado popular italiano. O país leva a gastronomia tão a sério que, há poucos dias, o site francês Demotivateur Food causou um, por assim dizer, incidente diplomático virtual ao postar um vídeo com a releitura do tradicionalíssimo spaghetti alla carbonara. Eis os pecados do Demotivateur: usar o farfalle, a massa em formato de gravatinha; cozinhá-lo junto com a cebola e a pancetta; juntar creme de leite e finalizar com uma gema crua de ovo por cima, como se fosse um tartare. Pode? Indignados, internautas italianos apelidaram o escândalo de Carbonaragate.

A receita original é feita com espaguete, como o nome do prato evidencia - ou, no máximo, rigatoni. Enquanto a massa vai para o fogo, o restante é preparado em recipientes distintos - jamais em uma única tigela - e os ingredientes não são cozidos com o macarrão, como no vídeo francês. A bochecha de porco defumada, ou pancetta, é frita na banha ou no azeite, enquanto os ovos são batidos e misturados aos queijos parmesão e pecorino e à pimenta-do­­-reino moída. Não há uma única referência, nos anais gastronômicos italianos, ao uso de creme de leite (!) ou gema crua (!). "Seria mais ou menos como alguém sugerir trocar o feijão­-preto da feijoada por lentilha", compara o jornalista J.A. Dias Lopes, diretor de redação da revista Gosto e um dos principais colunistas gastronômicos do país.

O Demotivateur Food é um site conhecidíssimo entre os gourmets. Conta com mais de 1,5 milhão de curtidas no Facebook. Em pouco mais de uma semana, o vídeo de 46 segundos com a receita do carbonara à la française alcançou 1,3 milhão de visualizações - e colecionou comentários desaforados. "Façam omeletes que é melhor!", bradou um. "Guilhotinaram o carbonara!", desesperou-se outro. O segundo maior jornal da Itália, La Repubblica, dedicou uma coluna na primeira página para acusar os franceses de destruir um prato que simboliza uma das tradições da nação. A controvérsia foi tamanha que o vídeo acabou sendo tirado do ar.

Nascido em Roma, cidade onde se acredita ter surgido o carbonara, o chef Marco Renzetti pensa que a reação de seu país natal foi influenciada pelo fato de o sacrilégio gastronômico ter sido cometido justamente por franceses. Renzetti está no Brasil há dez anos e, hoje, comanda, na capital paulista, o restaurante Osteria del Pettirosso, especializado em culinária romana. Diz ele: "A rivalidade com a França existe porque meus conterrâneos se acham um pouco injustiçados pelo fato de os vizinhos terem profissionalizado a cozinha, com o conceito de restaurante e a figura do chef, por exemplo".

Apesar do mau humor com que os italianos receberam o vídeo francês, Renzetti acha que há espaço para adaptações na cozinha de seu país. "Aqui no Brasil misturam-se muito os sabores. O risoto, por exemplo, vem acompanhado de uma carne ou peixe, coisa que não acontece na Itália, acostumada ao prato único."

Ao contrário do que fazem os franceses na arte culinária, que há séculos documentam suas técnicas e receitas em livros como Le Viandier, atribuído a Guillaume Tirel (1310-1395), considerado o primeiro chef profissional da história, a gastronomia italiana passou anos sendo transmitida oralmente. "Por essa razão, é muito difícil determinar com precisão de que maneira surgiu um prato", explica Renzetti.

Uma das versões mais famosas para a origem do carbonara remonta ao fim da II Guerra, quando soldados americanos entraram em Roma e encontraram uma cidade miserável. A única tropa a dispor de alimentos era a do general Mark Clark, comandante do 5º Exército dos Estados Unidos. Combinando os ingredientes da ração dos militares, um cozinheiro local teria, então, criado o prato. Outra versão divulga que a receita surgiu no século XIX, entre integrantes da Carbonária, uma sociedade secreta italiana liberal que pregava, entre outras coisas, o anticlericalismo.

O escândalo gastronômico incomodou a Itália, país que, historicamente, não é imune a mazelas políticas e econômicas, como as que o Brasil atravessa neste momento. Mas, mesmo assim, é o caso de bradar: ah, que delícia de crise!

Veja /PH

Quebrando, Pratos, Alimentos, Entretenimento, Itália,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,398
Euro 6,199
Franco suíço 6,665
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens