Segunda-Feira 09/06/2025 09:11

Mesmo com atentados e clima tenso, drogas continuam a entrar na Máxima

Ações Policiais - Tráfico de drogas

Foto: Divulgação 

Após nove dias da operação pente-fino dentro do Presídio de Segurança Máxima, que foi estopim para onda de atentados em Campo Grande, drogas continuam a entrar na unidade penal. Somente nesta sexta-feira (22), ao menos oito quilos de maconha foram apreendidos na unidade penal depois de serem arremessados pela muralha.

É o que revela o presidente do Sinsap (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul) André Luiz Garcia Santiago. Segundo ele, o sindicato ainda não contabilizou o número de apreensões este ano na Máxima. Porém, somente no dia da ação na quarta-feira passada (13) ao menos 67 celulares, chips e bebidas artesanais foram apreendidos.

E os materiais e produtos ilícitos, conforme ele, entram das maneiras mais inusitadas possíveis. “Diariamente drogas são arremessadas pela muralha, sem mencionar celulares e outros entorpecentes que chegam por meio de pipas e até nos alimentos”, afirma.

O que preocupa Santiago não é só o número de agentes, que é insuficiente para o tamanho da população carcerária e assim dificulta o controle das unidades penais, mas também a estrutura do local, que é precária.

Prova disso é a fuga de um detento da unidade, membro da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), no dia 2 de janeiro deste ano. Geraldo de Souza Neto, 37 anos utilizou uma corda confeccionada com lençóis, conhecida como “Teresa”, escalou o muro com cinco metros de altura e ainda usou uma barra de ferro serrada de uma das celas como apoio.

Na data foram levantados várias questões que podem ter contribuído para a fuga do detento, entre elas: a cerca elétrica não estar funcionando e até pouca vigilância na muralha, que é realizada pela Polícia Militar.

Outro fato que chama a atenção para a falta de estrutura é que a ordem para os ataques de cinco ônibus partiu de dentro do presídio em retalhação a uma ação “pente fino” realizada por agentes penitenciários de MS e do Distrito Federal, no último dia 13. Depois dos atentados, três detentos foram mortos em unidades penais, seis agentes envenenados com um café “batizado” com raticida e ameaças de morte aos funcionários da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).

A reportagem tentou entrar em contato com o diretor presidente da Agepen, Ailton Stropa por meio de seu celular, que estava desligado.

Campo Grande News /PH

Mesmo com atentados, clima tenso, drogas, prisão de segurança máxima,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens