Sábado 11/10/2025 17:06

Agepen institui grupo para instrução e testes necessários para emissão do porte de arma de fogo

Estado - Segurança Pública - Porte e Registro de Arma

Foto: Arquivo

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) criou um grupo específico para a realização de testes psicológicos e de cursos de capacitação necessários à emissão e renovação de porte e registro de armas.

O grupo é formado por servidores penitenciários capacitados como instrutores de armamento e tiro, sendo eles: Richard Dias (credenciado pela Polícia Federal), Ivan Nunes Duarte, Edmilson Rodrigues Horácio, Michell Correa Franciscati, Ezequiel Rodrigues dos Reis e João Paulo Munhós (habilitados diante do Exército); e pelos pelos psicólogos de carreira da agência penitenciária, credenciados pela Polícia Federal: Paulo da Silva Godoy, Mônica Pinto Leimgruber, Patrícia Oliveira Silva Fanaia, Lucimara Mateus Potric de Souza e Vanessa Saad Mariano Acuña.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, a criação desse grupo irá facilitar aos agentes penitenciários do Estado o acesso ao porte de arma, além de contribuir para o desenvolvimento de várias ações institucionais, como a realização de escoltas e vigilância das muralhas, dentre outras.

Stropa destaca que, além da criação do grupo, já efetivada, também estão sendo providenciadas alterações legislativas para que o porte dos agentes penitenciários do Estado tenham validade em todo o País. “Estamos buscando a estrutura necessária para o funcionamento efetivo dos cursos de armamento e tiro e para incluir o porte de arma na própria carteira funcional”, comenta.

Alguns componentes do grupo se reuniram esta semana com o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, e com os diretores de área Reginaldo Régis (Operações), Gilson de Assis Martins (Assistência e Perícia) e Arnould Rosenacker (Administração e Finanças).

Durante os encontros, Stropa ressaltou o empenho de toda a equipe para que mais esse trabalho seja realizado pelo sistema penitenciário, “um dos anseios da categoria”, frisou.

Cinco dos seis instrutores de tiro (Ivan, Edmilson, Michel, Ezequiel e João Paulo) foram capacitados por meio de parceria entre a Agepen e o Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciaria (Sinsap), em curso realizado no Clube de Tiro Prático e Esportivo Várzea Grande, na base do Setor de Operações Especializadas da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária de Mato Grosso. O Sinsap custeou 70% do valor das inscrições e a Agepen ofereceu apoio na locomoção, tendo os servidores arcado com um investimento de R$ 700,00.

Já o agente penitenciário Richard, foi capacitado na Propoint, em São Paulo e custeou todo o curso com recursos próprios. Ele foi aprovado e credenciado pela Polícia Federal como instrutor de armamento e tiro para aplicar testes e emitir laudos de capacitação técnica para manuseio de arma de fogo. Este mês, a Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul publicou a Portaria nº 971/2016-GAB/SR/DPF/MS, oficializando o credenciamento do servidor penitenciário como instrutor no quadro da Agepen.

A Portaria oficializando o grupo foi públicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (28).

Notícias MS

Instruções, Arma de Fogo, Testes, Agepen

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens