Quarta-Feira 08/10/2025 15:04

Câmara aprova MP que garante recursos para pequenos municípios

Estado - Ações Públicas - Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).

Foto: Divulgação 


A Câmara dos Deputados aprovou na segunda-feira (21), medida que assegura recursos para pequenos municípios no Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV).
 
A Medida Provisória (MP) 698/2015 traz importantes alterações nas  regras na fase 3 do Minha Casa, Minha Vida no âmbito financiamento das operações do programa realizada com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
 
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que a MP vem para regulamentar uma ação que já foi autorizada em 2015. No ano passado, o conselho curador  autorizou que os recursos do FGTS fossem liberados para concessão de desconto nas parcelas do beneficiário da moradia junto ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), utilizado para financiamentos direcionados de moradias da Minha Casa, Minha Vida.
 
Sendo assim, com a aprovação da medida,  a  Lei 11.977/09, que estabelece as normas e condições do programa, será alterada. Uma vez promulgada, a MP viabilizará que o FAR preste garantia às instituições financeiras quanto ao risco de crédito, ou seja, do não pagamento da prestação.
 
A novidade da MP é que, em caso de não pagamento pelo beneficiário do programa, caberá ao FAR assumir a dívida junto ao agente financiador. O FAR terá amparo legal para cobrar as prestações diretamente do mutuário.
 
Esse procedimento será efetivado mediante depósito caução com os valores recebidos do FGTS correspondente ao valor financiando pelo mutuário. Este montante poderá ser devolvido em crédito ao FAR, após a vigência da garantia.
 
Vale ressaltar que o FAR já cobre o  risco de danos físicos ao imóvel e de risco de morte ou invalidez permanente do beneficiário, como  previsto na referida lei.
 
Pequenos municípios
 
A medida ainda versa sobre a destinação de 10% dos recursos desembolsados pela União ao programa Minha Casa, Minha Vida para a construção de moradias em projetos de municípios com menos de 50 mil habitantes. Esses projetos serão obrigatoriamente destinados às famílias com renda até R$ 1,6 mil.
 
A CNM explica que essa mudança desburocratiza a produção de moradias em Municípios pequenos, tendo em vista que a MP excluiu da Lei 11.977/09 a regra que somente seria beneficiados os pequenos municípios que comprovassem ter população urbana igual ou superior a 70% de sua população total e taxa de crescimento populacional, entre os anos 2000 e 2010, superior à taxa verificada no respectivo Estado. 
 
Tal regra dificultava enormemente o acesso dos pequenos municípios aos financiamentos, já que a maioria dos pequenos municípios não apresentam índices elevados de população urbana e crescimento conforme previa a legislação.
 
No que tange às situações de desastres, a MP traz novas prioridades para atendimento de famílias em situação vulnerável, como famílias que perderam a moradia em razão de enchente, alagamento, transbordamento ou em decorrência de qualquer desastre natural do gênero.

 

Assomasul /PH

Câmara aprova MP, Garante recursos, pequenos municípios,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens