Centro de Equoterapia da Polícia Militar atende 132 pacientes em Campo Grande
Geral - Atividade Conceituada
Foto: Chico Ribeiro
O Centro de Equoterapia da PM faz o atendimento em 132 pacientes de diversas idades, na maioria crianças, e tem como programas básicos a Hipoterapia, Educação e Reeducação, Pré-esportivo e Prática Esportiva Paraequestre.
Equoterapia é uma atividade conceituada pela Associação Nacional de Equoterapia (Ade-Brasil) como método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, equitação e educação, e busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, a partir dos 3 anos e com indicação médica.
Dentro desses programas são trabalhados a concentração, autoestima, foco, atenção, respeito a regras e limites, sociabilidade, melhora no sistema vestibular, fortalecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio e estímulo de 100% dos músculos junto com a simulação da caminhada dentre muitos outros.
O processo é realizado 1 vez por semana nos períodos da manhã ou da tarde, com duração de 40 minutos, sendo 30 minutos de interação com o cavalo e 10 minutos de conversa com os pais ou responsáveis e montagem dos equipamentos.
O atendimento é acompanhado por profissionais da área de saúde, educação e equitação, uma equipe que conta com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, equitadores, pedagogos e educadores físicos e não tem um prazo para encerrar, ou seja, só acaba com contraindicação médica ou recebimento de alta.
“A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima que proporcionam mudanças radicais no praticante e consequentemente em toda a família”, disse o coordenador Vanderlei Roberto Lorensetti.
Além do centro de Campo Grande, a Policia Militar também presta esse mesmo serviço à população nos municípios de Dourados, Aquidauana e Nova Andradina e Corumbá.
Para mais informações o centro fica localizado na Rua Felix, 174, no Parque dos Poderes com atendimento das 8h às 17h.
Notícias MS
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito