Sexta-Feira 10/10/2025 05:20

'Divergências políticas são normais', diz Moro durante palestra em Curitiba

Brasil - Ações Judiciais - Esclarecimentos

Foto: Divulgação/G1

O juiz federal Sérgio Moro afirmou nesta quinta-feira (17) que as divergências políticas são normais em regimes democráticos, como o Brasil. O magistrado participou de uma conversa com auditores da Receita Federal, em Curitiba, durante um evento promovido pela união nacional da categoria. Ele pediu calma aos manifestantes que vão às ruas contra e a favor do governo.

"Existe já barulho demais nesses últimos dias. Tenho visto aí manifestações e tal. Espero que todas sejam pacíficas e isso é a única coisa que me permito dizer desses eventos mais recentes. Que as pessoas mantenham a calma lembrem-se que, na democracia, divergências constituem algo normal. E o fato de as pessoas serem divergentes com suas crenças não transforma uma a outra em inimigo", afirmou.

Por pouco mais de uma hora, Moro falou sobre alguns processos da Operação Lava Jato já julgados, como fez em outras ocasiões. Sem dizer nomes, voltou a citar o caso do ex-deputado pelo Partido Progressista, Pedro Corrêa, que segundo as investigações recebeu propina do esquema de desvios da Petrobas, ao mesmo tempo em que era julgado pelo caso do mensalão, onde foi condenado. Também citou números dos valores já recuperados pela Lava Jato e lembrou a importância da operação para o combate à corrupção no país.

Moro também aproveitou a ocasião e a plateia para falar sobre alguns casos que julgou referentes a crimes fiscais. No entanto, desde o começo da fala, prometeu não citar qualquer caso recente, como a divulgação dos áudios das interceptações telefônicas envolvendo o ex-presidente Lula.

Ao final, o juiz respondeu a algumas perguntas de quem assistia a palestra. Moro afirmou que considera infundadas as críticas ao trabalho dele, que o consideram um juiz investigador. "Se ouve muito por aí, 'a estratégia de investigação do juiz Moro'. Eu falo assim, a culpa é toda do Ministério Público e da Polícia Federal e dos órgãos auxiliares, porque eu não tenho estratégia de investigação nenhuma. Quem investiga e decide o que vai fazer é o Ministério Público e a polícia. O juiz ele é reativo. O juiz normalmente deve cultivar essas atitudes passivas", afirmou.

G1

Moro, Palestra, Política

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens