Quinta-Feira 01/05/2025 07:53

Recanto tem trilhas, passeio a cavalo e até árvores para crianças plantarem

Recursos Naturais - espaço na saída para Três Lagoas surgiu pela iniciativa de uma

Foto: Divulgação 

Criar um recanto no campo, com espaço para trilhas, plantio de árvores e até passeio a cavalo e voltado, principalmente, para crianças e jovens com necessidades especiais. O espaço na saída para Três Lagoas surgiu pela iniciativa de uma mãe, que encontrou no contato com a natureza os melhores estímulos para o tratamento da Síndrome de Down da filha. 

A empreendedora social e ambientalista Adriana Barbosa Cabral, de 42 anos, conta que o “Café com Flores”, encontro mensal realizado em sua chácara, surgiu depois do nascimento da pequena Maria Eduarda, de 10 anos.

“Logo após o diagnóstico e o nascimento dela, me mudei para o campo porque eu já acreditava que esse contato ia ajudar no desenvolvimento motor da Maria Eduarda”, conta. Adriana explica que conforme o tratamento de Duda foi progredindo, a evolução passou a chamar a atenção dos próprios médicos da filha.

“Eu comecei a chamar os médicos responsáveis pelo tratamento dela, para virem atendê-la aqui, na chácara. Com o passar do tempo, eles não só notaram a melhora no quadro dela, como também perceberam que o espaço poderia auxiliar também no tratamento de outras crianças com a síndrome”, comenta.

Mas a falta de apoio e até de experiência em criar um “mini-centro rural” de tratamento fez com que o projeto fosse adiado por 7 anos. Até que em 2013, por incentivo da família, a empresária fundou o Instituto Cabral.“A entidade é responsável pelo projeto que é composto por educadores, profissionais da área da saúde, pais e familiares de crianças, que em sua grande maioria, tem Síndrome de Down”, ela conta.

Em agosto do ano passado, a chácara da família oficialmente virou sede do projeto Flores do Cerrado, com atividades de lazer voltadas para crianças e até o adolescente. No RH Especial, por exemplo, os jovens entre 18 até 30 anos recebem capacitação para trabalhar em serviços de buffets e em recepção de eventos. Atualmente, são dois portadores da Síndrome de Down e quatro jovens com deficiência intelectual no projeto, que auxiliam em cada evento realizado na chácara.

No “Café com Flores”, encontro que acontece sempre no segundo final de semana de cada mês, os jovens do RH Especial tem laboratório prático de atendimento e recepção, ao lado dos pais.

“Paralelo as atividades do instituto, eles também tem acompanhamento semanal com psicopedagogos em clínicas de em Campo Grande”, ela conta.

Já as crianças, de até no máximo 12 anos, se embrenham na pequena mata. “É um encontro voltado para confraternização dos familiares e profissionais do projeto, ao mesmo tempo em que acontecem as ´ecoatividades` das crianças em contato com a água, a terra, os animais e plantas”, comenta.

E o “Café com Flores” tem programação variada. Durante a “Trilha Superação”, por exemplo, as crianças saem em um passeio a pé e a cavalo, alimentando animais e conhecendo a textura de árvores e plantas durante a trilha. Em parte do percurso, eles até simulam uma pequena atividade militar, rastejando na areia.

Acompanhado dos profissionais, elas também plantam ávores do Cerrado, plantam verduras nas hortinhas e até caminham dentro d'água. “Enquanto eles caminham dentro da bica d'água, são estimulados a dizer o que estão sentindo, procuramos saber quais as cores que eles estão vendo”, cita. 

Na equipe do encontro, estão uma fisioterapeuta, uma terapeuta ocupacional , fonoaudióloga, psicóloga , um psicopedagogo, educador físico e uma enfermeira.

A ambientalista explica que para maiores informações, os pais de crianças especiais podem fazer contato pelo email institutocabral.ms@gmail.com ou pelo telefone 9605-1983.

Segundo Adriana, o valor para o adulto participar da recepção do “Café com Flores” é de R$ 25,00 por pessoa e crianças de até 10 anos não pagam.

O encontros tem turmas de no máximo 5 crianças e o valor da mensalidade fixa é calculado de acordo com a condição financeira de cada família. A avaliação é feita por uma assistente social. 

O projeto Flores do Cerrado fica na saída para Três Lagoas no Espaço Eco Condomínio Rural, quase em frente ao condomínio Terras do Golfe.

Campo Grande News /PH

Recanto tem trilhas, passeio a cavalo, até arvores, para as crianças plantarem,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,692
Euro 6,448
Franco suíço 6,887
Yuan 0,783
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens