Segunda-Feira 01/09/2025 02:06

Região norte já tem sete pontos de invasão e PM teme conflitos

Geral - PM foi ao local para manter ordem

Foto: Osvaldo Duarte

O clima continua tenso nas áreas particulares invadidas por indígenas às margens da Perimetral Norte em Dourados propriedades rurais próximas a MS-156, entre o município e Itaporã. De acordo com informações da Polícia Militar, no segundo ponto há denúncias de uso de arma de fogo nos conflitos por terra e o primeiro já conta com sete áreas rodeadas por indígenas que tem usado de violência contra produtores rurais.

"Os indígenas estão violentos, ameaçam os produtores, invadem residências colocando os produtores para fora de casa, situação que é mais tensa na área do norte, porém há relatos de uso de arma de fogo na propriedade próxima a MS-156 o que é investigado pela PF, a condição é preocupante", explica o comandante da PM, tenente-coronel Carlos Silva.

Diante da situação, uma equipe da Polícia Federal esteve em averiguações nas áreas com acompanhamento da Polícia Militar neste domingo (13). Conforme explica Carlos Silva, comandante da PM, o órgão já levou indígenas para depor e também ouvirá fazendeiros para as próximas ações.

"A PF visitou os pontos e nós acompanhamos, cinco indígenas foram levados para serem ouvidos ainda ontem e os proprietários dos locais também serão, a partir daí as ações serão traçadas pela PF", conta.

O comandante da PM relata ainda que policiais foram ameaçados diretamente pelos indígenas que "partiram para cima" com facões e paus durante visita dos mesmos nos locais e que por pouco não houve confronto.

"Na sexta-feira fomos nos pontos e eles vieram para nosso lado armados e só não houve confronto porque nos posicionamos em defesa e eles desistiram", conta.

Quanto a afirmação de uso de armas de fogo, há relatos dos dois lados dessa questão, o que inclusive teria resultado em um indígena baleado no sábado (12), mas segundo ele, isso não foi comprovado até o momento e está em análise da PF.

"Índios dizem que que fazendeiros tem usado armas e vice-versa, mas a PF está a cargo disso. Quanto ao fato do índio que teria sido baleado no sábado, parece que o ferimento na verdade não provem de arma de fogo mas, isso será confirmado ou não pela perícia", comenta.

Em relação ao "estouro" de conflitos por terras, o comandante afirmou que o que teria motivado a situação ainda é desconhecido. Ele cita sobre a preocupação da situação tomar maior proporção já que é notável que indígenas de outras regiões estão vindo em apoio aos atos.

"Esse fato ter tomado amplitude agora não dá para se saber os motivos, mas está preocupante e tem tido a adesão de índios de outras áreas e há temor com isso", comenta.

A Polícia Militar e a Polícia Federal continuarão a monitorar os locais.

Dourados News

Invasão, Indígenas, Conflitos, PM

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens