Quarta-Feira 05/11/2025 02:08

Com alta de 36% no lucro, MRV investirá em grandes cidades

Brasil - Negócios - Economia do país

Foto: AGENCIA NITRO

A construtora e incorporadora MRV vai mudar o mix de lançamentos e aumentar sua exposição em cidades mais populosas em 2016, informou o co-presidente da companhia Rafael Menin.

A empresa mineira informou na noite de segunda-feira que teve lucro líquido de 140 milhões de reais no quarto trimestre, alta de 36 por cento na comparação anual.

A média das estimativas de analistas apontava lucro de 124,6 milhões de reais. No ano, porém, o lucro líquido caiu 24 por cento, a 548 milhões de reais.

Menin reafirmou que espera que 2016 seja um ano com vendas e lançamentos de imóveis em níveis semelhantes ou um pouco melhores que 2015, apesar dos desafios impostos pela economia do país.

Ele, porém, disse que a MRV vai aumentar a distribuição de dividendos de 25 para 30 por cento do lucro líquido este ano.

"A gente continua com uma postura muito conservadora com relação ao caixa", disse o executivo, acrescentando que, para 2017, "se o Brasil melhorar, a gente dará uma destinação correta aos acionistas, com recompra de ações ou aumento de dividendos".

Segundo o executivo, a estratégia da companhia para 2016 prevê aumento de exposição dos lançamentos a cidades mais populosas, citando praças como São Paulo, Fortaleza, Curitiba e Campinas.

Até então, o mix de lançamentos era de 70 por cento no interior e 30 por cento nas cidades maiores.

Este ano o número vai mudar, segundo Menin, mas não vai chegar a uma proporção de 50-50.

A MRV aproveitou a possibilidade de maior negociação nos preços e adquiriu terrenos nas grandes cidades em 2014 e 2015, disse o executivo.

"Por estarmos presentes em 134 cidades, isso nos dá uma flexibilidade da operação muito grande, faz com que a gente consiga remanejar o estoque de forma mais assertiva", disse Menin.

No ano passado, o custo de aquisição de terrenos caiu 16 por cento em relação ao ano anterior, diante de uma queda acentuada na concorrência no segmento econômico.

No total, a empresa gastou 280 milhões na compra de terrenos em 2015.

"A gente tem sido mais agressivo nas cidades maiores. Na medida em que concorrência nestas cidades diminui, a gente fará mais lançamentos nestas cidades", disse Menin, acrescentando que a margem das unidades é parecida com outras regiões do país.

Nos últimos três meses do ano, 48 por cento dos terrenos foram comprados por meio de permuta ou pagamento parcelado e condicionado a aprovação dos projetos, acrescentou a companhia.

Distratos

Apesar do aumento de 13,3 por cento no fechado do ano, os cancelamentos de contratos caíram 10,6 por cento no quarto trimestre, ante o mesmo período em 2014, disse a MRV.

Em 2015, a companhia concluiu a implementação do processo de "vendas simultâneas", que condiciona a venda à aprovação do crédito e tende a minimizar os chamados distratos.

As vendas no quarto trimestre caíram 7 por cento no comparativo anual, mas avançaram 5 por cento sobre os meses de julho a setembro, a 1,38 bilhão de reais.

Já os lançamentos subiram 35,1 por cento ano a ano e 56 por cento sobre o terceiro trimestre de 2015, para 1,63 bilhão de reais.

No quarto trimestre, a receita operacional líquida total da MRV cresceu 7,2 por cento sobre o mesmo período de 2014, a 1,208 bilhão de reais.

O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de 174 milhões de reais, valor 22 por cento mais alto do que o resultado um ano antes.

A média de analistas esperava Ebitda de 158 milhões. A MRV encerrou 2015 com geração de caixa de 806 milhões em 2015, alta de 42 por cento sobre 2014 e encerrou o ano com 1,7 bilhão de reais em caixa, 25,7 por cento acima do valor registrado no final do ano anterior.

Exame Abril

Lucro, Investimentos, MRV, Construções

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,397
Euro 6,202
Franco suíço 6,667
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens