Quarta-Feira 05/11/2025 02:08

Contra crise épica, Vale se une a concorrente

Mundo - Mercados - Oportunidades conjuntas

Foto: Arquivo

Navegando um mercado pavoroso para o minério de ferro, a Vale está tentando ser criativa para rentabilizar seu negócio, incluindo lançar mão de uma velha ideia: sentar-se à mesa com os concorrentes.Murilo Ferreira

Na segunda-feira à noite, a empresa anunciou que vai buscar oportunidades conjuntas com a australiana Fortescue, a novata num mercado dominado pela BHP, a Rio Tinto e a própria Vale.

A ideia da Vale é formar “uma ou mais joint ventures” com a Fortescue na mistura (‘blending‘) e distribuição de minérios,  realizar projetos de mineração em conjunto na Austrália. O acordo também dá à Vale a opção de adquirir uma participação de até 15% na empresa controladora da Fortescue.

O ‘blending‘ faz parte do dia-a-dia da indústria do minério de ferro. As siderúrgicas chinesas geralmente compram o minério da Vale (conteúdo de ferro de 65%) e o misturam com o australiano, de mais baixa qualidade (58% de ferro). Ao criar uma JV com a Fortescue para o ‘blending’, “em vez de vender apenas uma fatia do bolo, a Vale poderá vender o bolo todo,” diz um executivo do setor.

No passado, antes do preço do minério de ferro se esfarelar, a Vale já havia considerado uma fusão com a Fortescue. A união das duas empresas tem um apelo logístico óbvio: enquanto a Vale está a 45 dias de viagem da China, o oeste da Austrália, onde ficam as minas da Fortescue, fica a apenas 12 dias dos portos chineses. Apesar disto, a ideia nunca foi adiante pelo temor de que os órgãos antitruste — em várias jurisdições — vetariam uma fusão, dado o oligopólio que existe no mercado de minério de ferro.

A Fortescue — uma empresa que, assim como a MMX de Eike Batista, saiu do PowerPoint para a realidade por volta de 2008 — é hoje a quarta mineradora de ferro do mundo, com uma capacidade de produção de 155 milhões de toneladas/ano — e, claro, um enorme endividamento.

O minério de ferro, que chegou a negociar a 190 dólares por tonelada em fevereiro de 2011, implodiu para níveis de 40 dólares no início do ano. De lá para cá, os preços começaram a se recuperar lentamente, até que, nesta segunda-feira, sinais de que a China vai estimular a economia (de novo) injetaram pânico entre os ‘vendidos’ e colocaram o minério de novo acima de 60 dólares.

Em meio a este cenário, o CEO da Vale, Murilo Ferreira, está tentando a todo custo evitar a queima de caixa. Na virada do ano, a Vale não pagou bônus a seus executivos, não deu reajuste salarial a seus funcionários, e anunciou que não deve pagar dividendos em 2016.

Num sintoma da restrição de crédito enfrentada pelas empresas de commodities em todo o mundo, em janeiro deste ano a Vale se viu forçada a sacar 3 bilhões de dólares de uma linha de crédito de 5 bilhões. A linha — conhecida como ‘revólver’ — estava disponível há pelo menos oito anos, mas nunca havia sido usada pela mineradora.

“Se a Vale fosse ao mercado captar, o custo de emitir um título agora teria sido muito maior que o custo de usar esta linha,” diz uma fonte do mercado.

Veja Abril

Vale, Concorrente, Crise

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,397
Euro 6,202
Franco suíço 6,667
Yuan 0,757
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens