Sexta-Feira 10/10/2025 02:40

Termo de cooperação garantirá implantação e execução de Programa de recuperação de pastagens

Estado - Ações Públicas - Programa

Foto:Divulgação

Com o objetivo de conjugar esforços, o governador Reinaldo Azambuja assina com diversos atores da cadeia produtiva – representantes da federação, cooperativas, empresas de pesquisa, Governo Federal, prefeituras e instituições financeiras – um termo de cooperação técnica que garantirá a implantação e execução do “Programa Estadual de Recuperação de Pastagens Degradadas” nesta terça feira (8), em ato de lançamento no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, às 14h30.

O programa, que prevê a recuperação em cinco anos do potencial produtivo de dois dos oito milhões de hectares de pastagens que apresentam algum grau de degradação, será gerido pela Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), e prevê impactos econômicos que vão desde o significativo aumento da capacidade de suporte das pastagens, incremento da produção de grãos, carne bovina, cana de açúcar e madeira até o incremento do valor bruto de produção que pode chegar aos 12 bilhões.

Fundamentado na renúncia fiscal para produção incremental, o Governo do Estado lança o programa com previsão de que nove mil novos empregos sejam criados, já que além do trabalho de recuperação, também serão disponibilizados mecanismos para que o produtor mantenha essas áreas recuperadas.

Com 16 milhões de hectares sendo cultivados com pastagem e a economia baseada no agronegócio, o Estado do Mato Grosso do Sul, também por conta de outras demandas, está sendo mapeado para que os trabalhos de recuperação de pontes e estradas e instalação e ampliação de armazéns seja realizado de forma a impulsionar o aumento da produção de alimentos, fibras, energia e produtos florestais, a ampliação da renda nos vários elos da cadeia, para que seja assegurada a competitividade, ampliação do número de postos de trabalho e incorporação ao sistema produtivo de práticas agrícolas ambientalmente corretas, oferecendo assim maior dinamismo aos setores de produção e consumo de bens de capital e serviço, em Mato Grosso do Sul, que são alguns dos objetivos do programa.

Os incentivos a serem oferecidos, seu detalhamento, bem como o nome escolhido para o Programa serão apresentados no ato e posteriormente em ações de divulgação direcionadas especialmente para os produtores, em eventos organizados regionalmente em conjunto com os diversos parceiros, que também devem auxiliar na mobilização e capacitação de produtores e técnicos para elaboração e execução dos projetos.

A responsabilidade com o meio ambiente e a sustentabilidade das atividades produtivas no Estado também são contempladas no programa, que prevê a redução nos cinco anos propostos da emissão de gases de efeito estufa na ordem de 20,5 milhões de toneladas equivalente.

Com exemplo simples, o secretário de Produção, Fernando Lamas, tem reiterado a importância da participação dos produtores citando dados da Embrapa – precursora das tecnologias a serem utilizadas no programa – que demonstram que uma arroba de boi mantido numa pastagem degradada custa em média R$ 120,00 e uma arroba de boi mantido numa pastagem recuperada custa pouco mais R$ 50,00.

Notícias MS/RMC

Cooperação, Programa de Recuperação, Impantação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens