Quinta-Feira 09/10/2025 06:11

Governo desburocratiza operações das indústrias frigoríficas de Mato Grosso do Sul

Estado - Geral - Compromisso

Foto: Semade

O Governo do Estado tem trabalhado para tornar mais ágeis, seguras e menos burocráticas as operações fiscais realizadas no território sul-mato-grossense, proporcionando melhores condições de competitividade às indústrias aqui instaladas. Uma dessas medidas já foi oficializada pela Secretaria de Fazenda (Sefaz). A Resolução/SEFAZ nº 2.701, dispensa a utilização do selo fiscal (emitido pelo órgão) em operações de saídas de mercadorias produzidas no Estado. Os frigoríficos instalados em Mato Grosso do Sul, principais beneficiados pelo ato do governo, comemoram esse avanço.

De acordo com a Resolução assinada pelo secretário de Fazenda Márcio Monteiro, “a Administração Tributária, em decorrência da evolução tecnológica no que se refere ao cumprimento das obrigações acessórias pelos contribuintes, já conta com diversos meios que permitem o controle fiscal, inclusive quanto a operações que demandam acompanhamento especial”. Portanto, a utilização do Selo Fiscal, instituído em 1992, perdeu seu efeito. O selo era adquirido na Sefaz pelas empresas e adesivado às notas fiscais expedidas nessas operações, dando garantia de autenticidade ao documento.

Na avaliação do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, “essa medida tem um impacto muito positivo para o setor industrial e é uma demonstração clara do empenho do governo do Estado em agilizar e desburocratizar seus processos administrativos, mantendo o controle e segurança”.

O titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade) – órgão responsável pela interlocução com o setor de indústria, comércio e serviços – lembra ainda que a dispensa do uso do selo fiscal foi uma reivindicação da indústria frigorífica feita no ano passado ao governador Reinaldo Azambuja.

“A Sefaz fez a avaliação e agora, dentro de uma lógica de agilidade e desburocratização, dispensou o uso do selo. Hoje, com a nota fiscal eletrônica, a informatização e modernização dos processos na Secretaria de Fazenda, a exigência do selo fiscal não fazia sentido”, reitera o secretário.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados de Mato Grosso do Sul (Sicadems), Ivo Cescon Scarcelli, afirmou que o setor ficou satisfeito e comemora a medida do governo. “Foi um reivindicação que fizemos no ano passado e vemos agora ser atendida. Com a nota fiscal eletrônica o selo ficou obsoleto. É menos burocracia para o setor e isso será excelente”, comentou.

Notícias MS

Operações, Indústrias, Frigoficos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens