Sábado 08/11/2025 18:00

Produtores de seringueiras em Aparecida do Taboado recebem assistência técnica do Senar/MS

Agricultura - Heveicultura

Foto: Divulgação 

Há quase duas décadas, produtores rurais que se dedicam à atividade de Heveicultura em Mato Grosso do Sul estão investindo no cultivo de seringueiras que possibilitarão, nos próximos anos, destaque para o setor na extração de borracha. Pioneiro na produção de látex mundial, o Brasil perdeu a colocação para países como Malásia, Tailândia e Indonésia, registrando atualmente uma produção anual de 1.539 toneladas, de acordo com o levantamento da Produção Agrícola Municipal do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2014.

No dia 3 de março se comemora o dia nacional do Seringueiro e o trabalho iniciado por um grupo de produtores rurais no município de Aparecida do Taboado avança com o plantio de 1,5 milhão de plantas, sendo que 400 mil já começaram a entrar em produção no ano passado. Com intuito de fomentar a profissionalização no setor, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizado Rural implantou no mesmo período o programa de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial voltado a cultura da Seringueira com a participação de 14 produtores.

O técnico de campo responsável pelo atendimento é Ramiro Juliano da Silva, profissional com mais de 30 anos de experiência e que também é responsável pelas capacitações direcionadas a Implantação e Manejo de Seringal, Produção de Mudas e Sangria de Seringueiras, do Senar/MS. Ele relata alguns períodos importantes na evolução do plantio na região Leste do Estado. “A primeira propriedade a investir no plantio de seringueira em Aparecida foi a fazenda Alvorada, com 150 hectares plantados e com produção ativa até hoje. Se somarmos com a produção de Cassilândia e Paranaíba, atualmente são colhidas 30 toneladas de borracha mensalmente e a tendência é aumentar ainda mais”, destaca.

Silva revela que a assistência técnica estimulou os produtores a criarem uma entidade para o fortalecimento do setor, que é a Aprobat - Associação dos Produtores de Borracha de Aparecida do Taboado e Região. “O trabalho do ATeG foi fundamental para estimular a mão de obra qualificada e o investimento em Heveicultura. Tanto que os produtores resolveram criar uma associação que atualmente congrega 17 associados”, complementa.

Apoio do Sindicato Rural – O presidente, Eduardo Sanches é produtor rural com atividades em pecuária e cana-de-açúcar e observou na heveicultura uma possibilidade de diversificar a atividade agrícola. Ele explica que solicitou apoio junto ao Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS para criar a associação, por acreditar que, nos próximos cinco anos, Aparecida do Taboado terá no cultivo de seringueira a sua segunda principal atividade. “Estamos satisfeitos com o trabalho do Senar/MS aqui na região, tanto na aplicação dos cursos quanto na assistência técnica, que era nossa principal dificuldade. Os resultados já começaram a aparecer e teremos mão de obra qualificada para atender a demanda de produção das seringueiras”, argumenta.

Na avaliação de Sanches, a organização da Aprobat concretizou a união dos produtores de seringueira existentes nas regiões vizinhas e atraiu novos investidores. “Desde que nos reunimos e formalizamos a atividade comprovamos que mais pessoas se animaram em investir. A região conta com várias facilidades para quem se interessa: clima e solo favoráveis, uma associação atuante e uma localização privilegiada, já que temos fronteira com estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais”, concluiu o produtor que acumula o cargo de presidente da associação de seringueiros.

Reivindicações do setor – o produtor paulista Claudemir Mairena Ramirez decidiu investir no plantio de seringueiras há quatro anos e possui uma área de 300 hectares. Ele detalha que a sua produção deve começar até 2018 e acredita no potencial produtivo da borracha no país, mas com algumas ressalvas. “Atualmente, o preço pago ao produtor é de R$ 2 pelo quilo da borracha e esse valor não cobre os custos com a produção. A minha propriedade é um exemplo, investi no plantio, pago assistência técnica e só começarei a ver retorno daqui dois anos. O governo deveria criar condições para enfrentarmos a importação da borracha natural, como por exemplo, o aumento de imposto, que dessa forma melhoraria o preço e daria condição para o produtor  viabilizar seu negócio”, revela. 

Ramirez salienta que o trabalho de qualificação e orientação técnica, oferecido pelo Senar/MS é fundamental para o fortalecimento do setor. “Os cursos de Heveicultura suprem uma demanda de profissionalização na atividade, que ainda é feita manualmente. Já os produtores familiares necessitam de assistência técnica para produzirem com qualidade e com a menor perda possível. Os dois fatores aliados com a localização de Aparecida Taboado devem impulsionar a produção e contribuir para modificar a condição atual do país, que é de importador de borracha”, conclui.

Fases do seringal – O técnico de campo do Senar/MS aponta que a seringueira possui três fases importantes e que impactarão na saúde da árvore e volume da produção. “O período de germinação da seringueira é muito rápido, no máximo 10 dias, por isso, é preciso agir com rapidez e atenção. Na sequência, é feito o processo de enxertia, no qual a muda é introduzida em uma árvore adulta, acelerando o processo produtivo de látex. A última etapa é a sangria da seiva que necessita de manejo eficiente para conseguir o melhor aproveitamento possível”, esclarece.

Silva menciona que muitos produtores tem receio de investir na Heveicultura, por acharem que é demorado para que a seringueira entre em produção. “Muitas pessoas não investem na produção de borracha por achar que é um investimento de médio a longo prazo, já que inicia a partir de oito anos. No entanto, demonstramos no ATeG que com adubação, controle de pragas e manejo correto é possível diminuir esse período para até cinco anos”, argumenta.

A fase de sangria é considerada uma das mais importantes, segundo a avaliação do técnico, e ele explica o porquê: “Para que a árvore entre em produção é necessário que tenha no mínimo 1,30 metros e cerca de 50 centímetros de circunferência. A espessura da casca que é cortada também define o fluxo de seiva, que permitirá uma produção contínua por até 40 anos”, finaliza.

Famasul /PH

Produtores de seringueiras, Aparecida do Taboado, Assistência técnica do Senar///MS,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens