Segunda-Feira 03/11/2025 09:01

Produtores do Hortifruti legal terão espaço no Mercado do Produtor em Camapuã

Agronegócio - O programa é uma das linhas de atuação do ATeG

Foto: Divulgação 

Uma parceria formalizada entre o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Camapuã (MS), possibilitará que os 24 produtores familiares azsistidos pelo programa Hortifruti Legal, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tenham condições de vender a produção de frutas e olerícolas no Mercado do Produtor, localizado na BR 060.

A iniciativa foi tomada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, ao verificar que os produtores que levavam os produtos até o espaço não conseguiam manter uma produção com volume e frequência suficientes para atender a procura da população. Segundo o secretário, Mauricio Palombo, a principal dificuldade das famílias era a falta de conhecimento técnico para produzir. “Iniciamos o trabalho no mercado do produtor com oito produtores, mas, por não terem experiência no cultivo de vegetais não estavam conseguindo manter uma produção contínua. Outro ponto que causou impedimento foi que a mão de obra depende de todos os membros da família, impossibilitando que buscassem outra renda além da agricultura”, explica.

Palombo destaca que, com o início do atendimento técnico do Hortifruti Legal, os produtores estão aprendendo como produzir em variedade e volume. “O Senar chegou para apoiar nossa agricultura familiar, oferecendo técnica que dará suporte ao participante. Com isso, os assistidos poderão produzir e vender no mercado e ainda participar dos programas que adquirem alimentos para merenda escolar”, referindo-se ao PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e Pnae - Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Na avaliação do presidente do Sindicato rural, Saturnino Silvério, a parceria com o poder público oferecerá aos produtores a opção de ter um local com infraestrutura para vender os hortifrutigranjeiros. “Trata-se de uma oportunidade importante para fomentar a agricultura familiar de nossa região. Diariamente passam muitas pessoas pela BR 060 que poderão comprar produtos de qualidade e procedência. Aqui no município somos privilegiados também com o funcionamento de mais dois programas de ATeG: o Mais Leite e o Mais Inovação”, revela.

Assistência especializada – O técnico de campo responsável pelo grupo é o agrônomo Carlos Alberto Salgueiro. Ele reforça que iniciou as atividades em agosto, com diagnóstico e análise de aptidão da região, para que então os produtores iniciassem o plantio. “As espécies escolhidas foram banana-maçã, abacaxi e maracujá, mas já estamos estudando a introdução de outras variedades. Além disso, intensificamos a produção de mandioca, abóbora e olerícolas como alface e almeirão”, esclarece.

Salgueiro menciona que a primeira ação de mobilização com os produtores participantes do Hortifruti Legal é promover a partir de abril uma feira semanal, nas dependências do mercado. “Ainda confirmaremos a data com início da feira, mas, ficou definido que acontecerá aos sábados durante todo o dia. O intuito é criar um hábito com a população de oferecer frutas e verduras para venda, visto que hoje, as pessoas compram esses produtos nos supermercados”, conclui.

De acordo com o coordenador do programa no Senar/MS, Francisco Paredes, a iniciativa impactará diretamente na economia das famílias que sobrevivem da agricultura familiar. “Conforme o diagnóstico inicial que realizamos em Camapuã, o maior problema era a falta de mão de obra para auxiliar na produção, já que geralmente um dos membros trabalhava na cidade como empregado. Com apoio da prefeitura e do sindicato rural iremos contribuir para que essas famílias possam comercializar seus produtos e reunir todos familiares na atividade”, argumenta.

Em Camapuã, estão em funcionamento três vertentes da assistência técnica do Senar/MS: Hortifruti Legal atendendo 24 famílias, Mais Inovação com 17 participantes e Mais Leite com 24 assistidos. 

Famasul /PH

Produtores de Hortifruti, espaço no Mercado Produtor, Camapuã,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,398
Euro 6,216
Franco suíço 6,686
Yuan 0,758
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens