Quarta-Feira 08/10/2025 20:17

Sanidade é um dos fatores que destaca a carne suína de MS

Estado - Geral - Dados da Famasul

Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul abateu 1,4 milhão de suínos no ano passado, atingindo 127,1 mil toneladas de carne, um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior, segundo dados da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). Para estimular o segmento da suinocultura, a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf) vai intensificar as ações do programa ‘Leitão vida’, estabelecendo a meta de chegar a 80 mil matrizes em 2016.

Com incentivos ultrapassando R$ 15 milhões no último ano (distribuído entre mais de trezentos produtores), o programa tem cadastrado em seu sistema mais de 63 mil matrizes e tem objetivo de expandir a atividade e aprimorar as práticas com ações de fiscalização sanitárias constantes para que a carne suína sul-mato-grossense atenda aos mercados mais exigentes. Segundo dados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), o rebanho comercial de suínos do Estado passou dos 952.128 animais em 2014 para 1.025.362 em 2015, mesmo com a redução do número de granjas comerciais de 267 para 259.

O aumento da demanda pela carne suína na China, o incremento da produção do Estado mesmo em tempos de dificuldade financeira e os incentivos oferecidos pelo Governo do Estado são combinações positivas para o segmento, aponta engenheiro agrônomo da equipe de Coordenadoria de Pecuária da Secretaria da Sepaf, José Nascimento Oliveira. “Temos uma conjuntura do mercado global, perspectivas de crescimento e disposição do Governo em trabalhar para seu incremento”, avalia.

Mesmo afetado com a alta nos custos de produção, o mercado de suínos do Brasil registrou em janeiro aumento da receita com exportações de 8,7%, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)

Pelo programa Leitão é Vida o Governo do Estado premia a eficiência e eficácia do produtor, com incentivo financeiro que dispensa as Unidades de Produção de Suínos (UPS) – nas operações internas e interestaduais – do pagamento de ICMS incidente nas operações com animais que ultrapassem, por período de doze meses, o teto de doze animais cevados por matriz. Concede – nas operações internas – 10% de desconto no ICMS apurado sobre os animais da Unidade de Crechário (UC), destinados a terminação, e 30 % para a Unidade Terminadora (UT), deduzidos os créditos decorrentes de entradas tributadas.

Oliveira explica que o trabalho realizado na área de sanidade pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) recentemente resultou num sinal verde da Comissão Científica da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), que aceitou o pedido do Ministério da Agricultura para certificar Mato Grosso do Sul e outros treze Estados com o status zona livre de Peste Suína Clássica (PSC), ação que deve ampliar a base territorial de exportação da carne suína brasileira. “O excelente trabalho realizado na área de sanidade contribui significativamente para que possamos afirmar que Mato Grosso do Sul produz uma das melhores carnes suínas do mundo”, completou.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) realizou trabalho de vigilância ativa em 238 das 259 granjas de suínos comerciais cadastradas na IAGRO. No período houve ainda monitoramento de frigoríficos e vigilância sorológica em todo Estado, vigilância em criatórios de suínos para subsistência, trabalho com barreiras volantes e palestras direcionadas a trabalhadores rurais.

Notícias MS

Sanidade, Carne Suína, Famasul

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens