Quinta-Feira 10/07/2025 21:59

Produtores de Sidrolândia e Camapuã conhecem técnicas de sustentabilidade na produção de leite

Agronegócio - Melhorias na produção

Fotos: Divulgação

Uma visita técnica realizada pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na última quarta-feira (24), em Terenos ofereceu a 15 produtores de leite dos municípios de Camapuã e Sidrolândia a oportunidade de trocar experiências e conhecer técnicas de baixo custo e sustentabilidade ambiental.

A utilização de silagem com capim napiê e a biofertilização na irrigação de pastagens chamaram a atenção dos visitantes que foram até o assentamento Santa Mônica. Os proprietários, Edson Aparecido Dias e Fabiana Oliveira, recebem há um ano e meio atendimento do programa Mais Leite, uma das vertentes de atuação da metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial e compartilharam as informações adquiridas na assistência técnica. “Quando começamos a ser atendidos produzíamos 45 litros diários com 16 animais. Hoje já cheguei a 180 litros e quero terminar o ano com 300”, planeja Fabiana.

Questionado sobre a ideia de utilizar a irrigação com biofertilizante, Dias explicou que a técnica surgiu de um problema com acúmulo de dejetos dos bovinos. “Quando construí o galpão e comecei a utilizar a ordenha mecânica, o esterco se tornou um problema, pois, tenho que deixar tudo limpo no local e não tinha aonde colocar. Eu vi a técnica de compostagem que se torna um adubo muito e bom e pedi ajuda do técnico. O resultado é que não preciso mais comprar fertilizante para o capim que planto e ainda contribuo com a preservação do meio ambiente”, declara orgulhoso.

O produtor Jurani Rodrigues Ferreira, de Camapuã, também é assistido pela assistência técnica do Senar/MS e está animado com a possibilidade de implantar a irrigação na sua propriedade. “Fiquei interessado em começar o método de biofertilização porque comprovei que é barato e funciona, aumentando a margem de lucro na produção de leite. Gostei muito da visita porque possibilita conhecer outros manejos e conversar com outros produtores que participam do Mais Leite”, argumenta.

O biofertilizante é uma técnica obtida a partir da fermentação de resíduos da lavoura ou dejetos de animais, sem a presença de ar, que pode ser utilizado na produção de biogás, fertilizante líquido ou defensivo agrícola. Entre as vantagens de utilização estão o baixo investimento e o fato de não ser poluente, o que alivia o custo de produção do produtor rural. A pesquisadora da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Talita Delgrossi Barros destaca em uma publicação divulgada na Agência de Informação e Tecnologia o diferencial obtido na biofertilização: “A aplicação do biofertilizante nas plantações favorece a multiplicação de micro-organismos, proporcionando saúde e vida ao solo. Além disso, deixam a terra mais porosa, permitindo maior penetração do ar nas camadas mais fundas até as raízes”.

Para o produtor familiar José Vieira Lima, morador no assentamento Jiboia, em Sidrolândia a técnica oferece alternativas de produção em pequenas propriedades, como é o seu caso. “Trabalho há 15 anos com produção de leite, mas enfrento dificuldades com o custo de produção. Estou muito satisfeito com a visita em Terenos e pelos conhecimentos apresentados aqui. Volto para meu lote animado para produzir o biofertilizante e investir no cultivo agrícola”, revela.

Troca de experiências – A finalidade da visita também foi de conhecer o trabalho da cooperativa Cooplaf - Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira e da Agricultura Familiar que registra atualmente 480 cooperados que se dedicam a atividade de pecuária de leite e hortifrutigranjeitos. Com pouco mais de três anos de funcionamento e composta por produtores familiares oriundos dos oito assentamentos existentes na região de Terenos, a cooperativa é hoje referência do trabalho promovido pela assistência técnica do Senar/MS.

O atual presidente, Maikon Queiroz, fez um breve relato da trajetória do grupo e explicou que a cooperativa nasceu da conscientização dos produtores que, trabalhando juntos, conseguiriam melhores oportunidades de escoamento da produção.

“Mais da metade dos cooperados se dedica à atividade de leite, sendo que 161 recebem assistência técnica. A história da Cooplaf está ligada a participação em cursos do Senar e à compreensão de que trabalhando unidos, conseguiríamos melhores preços dos insumos e na venda dos produtos”, argumenta.

Queiroz explica que o leite produzido na região é armazenado em 44 tanques e transportado até o laticínio Lactalis. “A indústria instalou os tanques e cuida da logística e nós somos responsáveis pela manutenção dos recipientes. Atualmente o preço pago por litro de leite é R$ 0,90 aos cooperados”, complementa.

O produtor Celso da Silva Falconieri é proprietário de um lote no assentamento Alambari, em Sidrolândia, e tesoureiro da cooperativa Coopamaf – Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar, criada há três anos. Ele comenta que a visita foi importante para conhecer experiências de outras localidades e tirar dúvidas sobre o manejo. “Trabalho com leite há oito anos e achei bastante produtivo conhecer a realidade dos cooperados aqui de Terenos. Fiquei particularmente interessado pelo método de silagem com napiê, já que fica mais barato do que o milho”, detalha. Sobre o intercâmbio de informações com a Cooplaf, o cooperado de Sidrolândia complementa: “Nossa cooperativa ainda está começando, mas, estamos alinhando nosso trabalho para negociar com uma indústria que absorva toda a produção”.

Paulo Arantes Gonçalves veio de Camapuã e além de produtor é proprietário do laticínio Alvorada. Ele acredita que o apoio de instituições como o Senar/MS contribui para o fortalecimento da atividade leiteira no Estado. “Comecei a atuar no setor trabalhando na indústria e produzindo mozzarella. No entanto, dentro de um mês iniciaremos a produção de outros derivados do leite e por isso achei importante participar da visita em Terenos e conhecer a iniciativas, como essas”, opina.

Sobre o ATeG - No ano de 2015, o programa Mais Leite atuou com 744 produtores, em 21 municípios, com o objetivo de desenvolver a cadeia produtiva do leite e intensificar o estímulo à qualidade do produto no Estado do Mato Grosso do Sul. A metodologia de trabalho advinda do Sistema CNA/Senar tem como base a meritocracia, aliando consultorias (gerencial e técnica) mensais e capacitações bimestrais dos produtores. Além da atividade leiteira, a assistência técnica do Senar/MS atua na pecuária de corte, floresta, piscicultura e produção de hortifrutigranjeiros.

Famasul

Produção, Leite, Técnicas, Sustentabilidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens