Foto: Arquivo
O desemprego em janeiro foi de 7,6%, a maior taxa para o mês desde 2009, quando tinha sido de 8,2%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A taxa subiu 0,7 ponto percentual na comparação com dezembro (6,9%). Em relação a janeiro de 2015 (5,3%), a alta foi de 2,3 pontos percentuais.
Em dezembro, a pesquisa também tinha indicado que o desemprego teve média de 6,8% em 2015.
O número de desempregados nas regiões analisadas pelo IBGE subiu para 1,9 milhão, crescendo tanto na comparação com dezembro (mais 156 mil pessoas, ou 8,4%), quanto em relação a janeiro de 2015 (mais 562 mil pessoas, ou 42,7%).
O número de pessoas com emprego foi estimado em 23 milhões, caindo tanto na comparação mensal (menos 230 mil pessoas, ou 1%), quanto na anual (menos 643 mil pessoas, ou 2,7%).
Outra pesquisa do IBGE, divulgada na semana passada e que é mais ampla, porque usa dados de várias cidades de todo o Brasil, indicou que o número de desempregados aumentou 41,5% em um ano, chegando a 9,1 milhões no trimestre entre setembro e novembro do ano passado.
Essa outra pesquisa é chamada Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.