Quinta-Feira 09/10/2025 00:22

Apesar do estrago causado pelas chuvas, aulas começam na segunda-feira

Estado - Educação - Início das aulas

Foto: Edson Ribeiro

 

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Juvenal Neto (PSDB), garantiu nesta quarta-feira (24), que não haverá novo pedido de adiamento do início do ano letivo, previsto para segunda-feira (29).

Segundo ele, as aulas estão garantidas na rede municipal de ensino, acompanhando o calendário estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação, exceto alguns problemas pontuais que porventura ocorram em algumas regiões onde as chuvas continuam castigando, principalmente as estradas vicinais.  

Em 13 de janeiro, a Assomasul pediu ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) o adiamento do ano letivo do dia 15 de fevereiro para o dia 29, alegando impossibilidade devido ao estrago causado pelas fortes chuvas que caíram em Mato Grosso do Sul nos últimos meses.

Neto disse que os prefeitos das cidades mais prejudicadas trabalhavam na expectativa de uma trégua, mas os temporais continuam, acarretando os mesmos problemas de antes, quando vários deles foram obrigados a decretar situação de emergência.

O presidente da Assomasul garantiu que os trabalhos de recuperação continuam nos 38 municípios que decretaram situação de emergência, alguns dos quais, já com reconhecimento dos governos federal e estadual.

“O governo estadual tem nos atendido a medida do possível”, disse Juvenal Neto, referindo-se o deslocamento de máquinas da Agesul para os municípios e a liberação, pelo governador Reinaldo Azambuja, de 20 mil litros de óleo diesel para cada um dos municípios atingidos pelos temporais.

O dirigente voltou a ser queixar da falta de recursos das prefeituras para investimento em infraestrutura e outros serviços essenciais, sobretudo, na queda dos repasses constitucionais, como o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Ele reclamou que, para agravar anda mais a situação, a presidente Dilma Rousseff anunciou um corte de R$ 23,408 bilhões no orçamento de 2016, dos quais R$ 8,1 bilhões em emendas parlamentares, o que, segundo o dirigente, vai refletir negativamente na contabilidade municipal.

DIFICULDADES

Apesar do adiamento do início do ano letivo para o dia 29, a situação ainda é de dificuldade por parte de alguns municípios, até porque as chuvas continuam, vindo a deixar as estradas vicinais intransitáveis para o transporte escolar.

Aquidauana  é uma das cidades mais atingidas devido a cheia do rio, tendo inclusive provocado o alagamento de casas, além de outros danos. Mas o prefeito José Henrique Trindade (PDT) informou que a situação melhorou porque o rio Aquidauana baixou o volume d’água.

Ele disse que a Agesul está trabalhando na região a medida do possível, cascalhando algumas vias de acesso as escolas. Nesta quarta-feira, por exemplo, não foi possível continuar com os trabalhos porque voltou a chover.

Apesar disso, as aulas terão início normalmente no dia 29, acompanhando o calendário do ano letivo estabelecido pelo governo do Estado.

TAQUARRUSSU

O prefeito de Taquarussu, Roberto Nem (PSDB), contou que não tem condições de iniciar as aulas na segunda-feira (29) porque a situação das estradas vicinais é crítica e não para de chover na região, impossibilitando as máquinas de trabalharem.

Ele disse que uma máquina enviada pelo governo está na cidade, mas não pôde trabalhar porque choveu o dia todo nesta quarta-feira.

“Uma máquina atolou, além do mais você não consegue levantar um aterro, quando consegue a chuva cai e acaba com tudo. Acho muito difícil puxar os alunos na segunda-feira, principalmente na área rural”, disse Roberto Nenem”, cujo município também decretou situação de emergência.

Assomasul

Ano Letivo, Assomasul, Ensino

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens